Dispositivo Digital: Relato de Experiência na Produção de Objeto de Aprendizagem Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.74553

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Dispositivo Digital, Ferramentas Tecnológicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de produção de Objeto de Aprendizagem, especificamente um dispositivo digital com finalidade de ser utilizado em âmbito educacional, que colabora com a prática das ferramentas tecnológicas aplicadas na melhoria da qualidade da educação. Foi produzido um dispositivo utilizando diversas ferramentas digitais que incluíam áudio, vídeo, trilha sonora e animações. O objetivo de utilizar mais de uma ferramenta era alcançar os diversos níveis de aprendizagens do público alvo. Foi apresentado de forma dinâmica e objetiva de forma a despertar nos colegas acadêmicos, interesse em conhecer mais acerca das ferramentas oferecidas pelo G Suite For Education by Google. Para que o dispositivo fosse produzido utilizamos o aplicativo rawshorts, esse objeto de aprendizagem cria dispositivos animados no estilo de multimídia, concentrando áudio, vídeo, figuras, cores, animações e vozes dos autores. Como resultado principal, o dispositivo foi publicado livremente no YouTube. Resultou também em uma profunda reflexão onde percebemos que é possível produzir material didático digital utilizando qualquer assunto, a partir da criatividade e do conhecimento dos docentes. A participação ativa de outros grupos foi muito importante, pois comentavam o que sentiam ao reproduzir o dispositivo, de forma crítica e construtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Lindoval de Oliveira, Senac Rio; Universidade Anhanguera Uniderp;

Especialista em Gestão da Educação à Distância pela UFF, pesquisa sobre tecnologias educacionais na EAD, e Professor-Tutor de cursos de gestão na Universidade Anhanguera Uniderp, e Secretário Escolar do Senac-Rio.

Diego de Oliveira da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT);

Doutorando em Engenharia de Produção (Cefet RJ), Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO), Analista de Gestão em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Niterói e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Referências

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, p. 12-28, 2014.

ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, v. 268, 2007.

ANDERSEN, Elenice Larroza (Ed.). Multimídia digital na escola. Editora Paulinas, 2016.

BEIRA, D.; NAKAMOTO, P. A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 825.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, p. 1-71, 2000.

BURN, A.; DURRAN, J. Media literacy in schools: Practice, production and progression. Sage, 2007.

CASTRO, N. J., HAGUENAUER, C., SILVA, E. M., ALVES, L. A., WASHINGTON, M. G. M., CARVALHO, M. B., PEDROSO, T. P. O estudo a distância com apoio da internet. Rio de Janeiro, v. 2, 2002.

CUNHA, D. O; BEZERRA, L. F; PINHO, J. F; ZOUAIN, D. M. Gestão Societal e Avaliação de Desempenho sob a Ótica de Servidores de uma Autarquia Federal. Rev. FSA, Teresina, v.17, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. 2020.

CUNHA, D. O.; OLIVEIRA, F. L.; BEZERRA, L. F.; SEVERIANO JUNIOR, E.; GONÇALVES, C. P. O Uso do E-Learning como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 8, n. 3, p. 41-53, 2019.

MERABET, D. O. B.; SILVA, R. O.; GONÇALVES, C. P.; BARROS, D. F. Quão Plural é o Ensino de Marketing? Um Estudo Exploratório com Professores dos Cursos de Graduação em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 147-182, maio 2020.

MORGADO, J. C., SANTOS, L. L. C. P., PARAÍSO, M. A. Estudos curriculares: um debate contemporâneo. 2013.

OCEPEK, U., BOSNIĆ, Z., ŠERBEC, I. N., & RUGELJ, J. Exploring the relation between learning style models and preferred multimedia types. Computers & Education, v. 69, p. 343-355, 2013.

ROSSONI, L.; GONÇALVES, C. P.; DA SILVA, M. P.; GONÇALVES, A. F. Mapeando Esquemas da Cultura Organizacional por Meio da Análise de Classes Correlacionais: Um Tutorial. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. 1, p. e200096, 29 jul. 2020.

SEVERIANO JÚNIOR, E. Produtivismo Acadêmico como Vírus: Analisando processos sociais de influência. Orientador: Deborah Moraes Zouain. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, 2020.

ZUNGUZE, M. C., NUNES, F. B., HANNEL, K., FRANCO, S. R. K., DE LIMA, J. V. Relação entre Estilos de Aprendizagem e forma de navegação em Apresentações Paralelas Multimídia. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Lindoval de Oliveira, F., & de Oliveira da Cunha, D. (2021). Dispositivo Digital: Relato de Experiência na Produção de Objeto de Aprendizagem Pedagógica. Extensão Em Foco, (24). https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.74553

Edição

Seção

Relato de Experiência