Open Journal Systems

Dispositivo Digital: Relato de Experiência na Produção de Objeto de Aprendizagem Pedagógica

Francisco Lindoval de Oliveira, Diego de Oliveira da Cunha

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de produção de Objeto de Aprendizagem, especificamente um dispositivo digital com finalidade de ser utilizado em âmbito educacional, que colabora com a prática das ferramentas tecnológicas aplicadas na melhoria da qualidade da educação. Foi produzido um dispositivo utilizando diversas ferramentas digitais que incluíam áudio, vídeo, trilha sonora e animações. O objetivo de utilizar mais de uma ferramenta era alcançar os diversos níveis de aprendizagens do público alvo. Foi apresentado de forma dinâmica e objetiva de forma a despertar nos colegas acadêmicos, interesse em conhecer mais acerca das ferramentas oferecidas pelo G Suite For Education by Google. Para que o dispositivo fosse produzido utilizamos o aplicativo rawshorts, esse objeto de aprendizagem cria dispositivos animados no estilo de multimídia, concentrando áudio, vídeo, figuras, cores, animações e vozes dos autores. Como resultado principal, o dispositivo foi publicado livremente no YouTube. Resultou também em uma profunda reflexão onde percebemos que é possível produzir material didático digital utilizando qualquer assunto, a partir da criatividade e do conhecimento dos docentes. A participação ativa de outros grupos foi muito importante, pois comentavam o que sentiam ao reproduzir o dispositivo, de forma crítica e construtiva.


Palavras-chave


Objeto de Aprendizagem; Dispositivo Digital; Ferramentas Tecnológicas

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, p. 12-28, 2014.

ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, v. 268, 2007.

ANDERSEN, Elenice Larroza (Ed.). Multimídia digital na escola. Editora Paulinas, 2016.

BEIRA, D.; NAKAMOTO, P. A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 825.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, p. 1-71, 2000.

BURN, A.; DURRAN, J. Media literacy in schools: Practice, production and progression. Sage, 2007.

CASTRO, N. J., HAGUENAUER, C., SILVA, E. M., ALVES, L. A., WASHINGTON, M. G. M., CARVALHO, M. B., PEDROSO, T. P. O estudo a distância com apoio da internet. Rio de Janeiro, v. 2, 2002.

CUNHA, D. O; BEZERRA, L. F; PINHO, J. F; ZOUAIN, D. M. Gestão Societal e Avaliação de Desempenho sob a Ótica de Servidores de uma Autarquia Federal. Rev. FSA, Teresina, v.17, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. 2020.

CUNHA, D. O.; OLIVEIRA, F. L.; BEZERRA, L. F.; SEVERIANO JUNIOR, E.; GONÇALVES, C. P. O Uso do E-Learning como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 8, n. 3, p. 41-53, 2019.

MERABET, D. O. B.; SILVA, R. O.; GONÇALVES, C. P.; BARROS, D. F. Quão Plural é o Ensino de Marketing? Um Estudo Exploratório com Professores dos Cursos de Graduação em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 147-182, maio 2020.

MORGADO, J. C., SANTOS, L. L. C. P., PARAÍSO, M. A. Estudos curriculares: um debate contemporâneo. 2013.

OCEPEK, U., BOSNIĆ, Z., ŠERBEC, I. N., & RUGELJ, J. Exploring the relation between learning style models and preferred multimedia types. Computers & Education, v. 69, p. 343-355, 2013.

ROSSONI, L.; GONÇALVES, C. P.; DA SILVA, M. P.; GONÇALVES, A. F. Mapeando Esquemas da Cultura Organizacional por Meio da Análise de Classes Correlacionais: Um Tutorial. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. 1, p. e200096, 29 jul. 2020.

SEVERIANO JÚNIOR, E. Produtivismo Acadêmico como Vírus: Analisando processos sociais de influência. Orientador: Deborah Moraes Zouain. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, 2020.

ZUNGUZE, M. C., NUNES, F. B., HANNEL, K., FRANCO, S. R. K., DE LIMA, J. V. Relação entre Estilos de Aprendizagem e forma de navegação em Apresentações Paralelas Multimídia. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i24.74553