Quem pensa no bem estar docente? Cartas de tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81258Keywords:
Experiência. Investigação narrativa. Formação docente.Abstract
Apresentam-se as cartas da docência como registros vividos em tempos pandêmicos. As cartas remetem reflexões a respeito da escola, da docência e do contexto social e político da educação pública, a partir da escrita narrativa das experiências da própria autora do texto. As cartas também convidam a pensar em quem cuida dos professores e professoras no contexto educativo, e assim fomentar a importância do bem estar profissional. São cartas escritas durante o processo de formação no projeto Cirandar: rodas de investigação na escola, com aposta na escrita narrativa como modo documentar e promover a autoria dos professores participantes. Desse modo, primeiramente as cartas são trazidas como de registro do viver e ser docente em tempos outros, tempos pandêmicos que deslocam o fazer e pensar educativo. Posteriormente, reflexões teóricas são tecidas como possibilidade de fomentar a narrativa como modo de compreender a docência a partir da experiência.
Downloads
References
BENJAMIN, W. O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, v.1. 7 ed. [Trad. Sérgio Paulo Rouanet]. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUNER, J. A Construção Narrativa da Realidade, v.1. 18 ed. [Trad. Waldemar Ferreira Netto]. pp. 1-21, 1991.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
COSTA, M. Prefácio. In: GUEDES, A.; RIBEIRO, T. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.
DORNELES, A. Rodas de Investigação Narrativa na Formação de Professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
FRANCO, B; LOLLO, J. A menina que falava bordado. Barueri, SP: Manole, 2010.
FLICKINGER, H.G. Da experiência da arte à hermenêutica filosófica. In: ALMEIDA, C.; FLICKINGER, H.G.; RONDEN, L. Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Coleção Filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
LISPECTOR, C. Crônicas para jovens: de escrita e vida. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n. 19, p. 20-28, 2002.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


