A curricularização da extensão a partir de projetos integradores na Licenciatura em Ciências Exatas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95335

Palavras-chave:

Plano Nacional da Educação. Engajamento estudantil. Setor Palotina.

Resumo

O artigo aborda os desafios enfrentados pelas universidades na implementação da curricularização da extensão, conforme proposto no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Ele destaca a iniciativa da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, especificamente no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, para integrar a carga horária extensionista ao currículo do curso. A partir das discussões do núcleo docente estruturante, optou-se pela organização de duas disciplinas de projetos integradores. Nestas disciplinas, ofertada para alunos calouros, e dividida entre dois departamentos do Setor Palotina, contemplam-se conteúdos acerca do histórico e do papel da extensão universitária, bem como vivenciam as ações extensionistas na prática, em parceria com os projetos e programas extensionistas dos docentes colaboradores. Desta forma, parte da carga horária extensionista do curso é cumprida nas disciplinas em interação direta com a comunidade por meio dos projetos extensionistas participantes. Essa abordagem proporciona aos estudantes a oportunidade de participar de ações práticas na comunidade, aumentando seu engajamento com o curso e incentivando sua continuidade na participação em projetos extensionistas, especialmente quando há oferta de bolsas de extensão universitária.

Biografia do Autor

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educaçao em Ciências e Matemática. Professora na Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Chiesa Bartelmebs, R., Tonezer, C., Venturi, T., & dos Santos, T. C. (2024). A curricularização da extensão a partir de projetos integradores na Licenciatura em Ciências Exatas. Extensão Em Foco, 1(35), 96–109. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95335