Open Journal Systems

COMO INTEGRAR A EXTENSÃO COM AS DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MODELO ATÔMICO

Thais Cristina dos Santos, Wesley Dias de Almeida, Mara Fernanda Parisoto

Resumo


Buscamos relatar a experiência de professores e a importância da integração entre a extensão universitária e as disciplinas da graduação, sendo essa experiência vivenciada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, setor Palotina e depois aplicada em um projeto de extensão. O projeto revela-se de grande importância para a formação de professores, permitindo uma reflexão sobre a prática pedagógica, apresentando os desafios e possibilidades do ensino online e possibilitando verificar concepções alternativas existentes. Sendo realizada a pesquisa a fim de discutir  sobre os benefícios da utilização das tecnologias como um instrumento para a construção do conhecimento. Nosso intuito é promover uma integração entre uma disciplina da graduação e a extensão universitária, conhecendo assim as possibilidades e desafios dessa integração. O estudo foi realizado primeiramente com aulas sendo ministradas para graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, após, a metodologia aplicada foi analisada, sendo apresentada as percepções dos futuros professores e os pontos positivos e negativos. Após, fizemos as adaptações necessárias e ministramos a aula em um projeto de extensão, sendo coletada as concepções prévias dos alunos, a fim de verificarmos concepções alternativas, após ministramos as aulas buscando interação e troca de ideias entre os alunos, no fim das atividades coletamos as percepções dos alunos, buscando compararmos com as concepções iniciais. Através do mesmo conclui-se que a integração entre algumas disciplinas da graduação com projetos de extensão é favorável, proporcionando diversos benefícios para os futuros docentes e para a sociedade.


Palavras-chave


Modelo Atômico. Física. Curricularização da extensão

Texto completo:

PDF

Referências


HOFFMANN, J. L., NAHIRNE, A. P., STRIEDER, D. M. Um Diálogo sobre as Concepções Alternativas Presentes no Ensino das Ciências. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 03, p. 90-101, 2017.

LEÃO, N. M. de M.; KALHIL, J. B. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Latin-American Journal of Physics Education. Vol. 9, No. 4, Dec. 2015.

LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições; 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 45-60.

MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Tradução: Anatólio Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Dialogando sobre a Interdisciplinaridade em Ivani Catarina Arantes Fazenda e alguns dos Integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (Gepi). Revista Interdisciplinaridade, n.10, abr. 2017.

OLIVEIRA, A.; APARECIDA, C.; SOUZA, G. M. R. Avaliação: conceitos em diferentes olhares, uma experiência vivenciada no curso de pedagogia. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2021.

OLIVEIRA, M. A. A.; SILVA, L. C. V. da, O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 123 -154, jan./jun. 2017.

PARISOTO, M. F; ALMEIDA, W. D. Metodologia de aplicação: Peer Instruction. In: WICHNOSKI, P; PARISOTO, M. F. Peer Instruction e o Ensino de Ciências Exatas. Herval D’ Oeste, SC: Polimpressos Serviços Gráficos, p. 6 – 10, 2020.

ROCHA, C. R. G. Avaliação processo em Construção. PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional – Paraná. Londrina, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 mai 2021.

SANTOS, H. dos S. A extensão universitária promovendo reflexões sobre as transformações na educação pública: ações do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022. Extensão em Foco, Curitiba: Ed. da UFPR, n° 9, jan/jun 2014, p.130- 145. ISSN 2358-7180.

SOUZA, V. F. M.; SASSERON, L. H. As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 593-611, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80583