COMO INTEGRAR A EXTENSÃO COM AS DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MODELO ATÔMICO
Resumo
Buscamos relatar a experiência de professores e a importância da integração entre a extensão universitária e as disciplinas da graduação, sendo essa experiência vivenciada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, setor Palotina e depois aplicada em um projeto de extensão. O projeto revela-se de grande importância para a formação de professores, permitindo uma reflexão sobre a prática pedagógica, apresentando os desafios e possibilidades do ensino online e possibilitando verificar concepções alternativas existentes. Sendo realizada a pesquisa a fim de discutir sobre os benefícios da utilização das tecnologias como um instrumento para a construção do conhecimento. Nosso intuito é promover uma integração entre uma disciplina da graduação e a extensão universitária, conhecendo assim as possibilidades e desafios dessa integração. O estudo foi realizado primeiramente com aulas sendo ministradas para graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, após, a metodologia aplicada foi analisada, sendo apresentada as percepções dos futuros professores e os pontos positivos e negativos. Após, fizemos as adaptações necessárias e ministramos a aula em um projeto de extensão, sendo coletada as concepções prévias dos alunos, a fim de verificarmos concepções alternativas, após ministramos as aulas buscando interação e troca de ideias entre os alunos, no fim das atividades coletamos as percepções dos alunos, buscando compararmos com as concepções iniciais. Através do mesmo conclui-se que a integração entre algumas disciplinas da graduação com projetos de extensão é favorável, proporcionando diversos benefícios para os futuros docentes e para a sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
HOFFMANN, J. L., NAHIRNE, A. P., STRIEDER, D. M. Um Diálogo sobre as Concepções Alternativas Presentes no Ensino das Ciências. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 03, p. 90-101, 2017.
LEÃO, N. M. de M.; KALHIL, J. B. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Latin-American Journal of Physics Education. Vol. 9, No. 4, Dec. 2015.
LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições; 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 45-60.
MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Tradução: Anatólio Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Dialogando sobre a Interdisciplinaridade em Ivani Catarina Arantes Fazenda e alguns dos Integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (Gepi). Revista Interdisciplinaridade, n.10, abr. 2017.
OLIVEIRA, A.; APARECIDA, C.; SOUZA, G. M. R. Avaliação: conceitos em diferentes olhares, uma experiência vivenciada no curso de pedagogia. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2021.
OLIVEIRA, M. A. A.; SILVA, L. C. V. da, O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 123 -154, jan./jun. 2017.
PARISOTO, M. F; ALMEIDA, W. D. Metodologia de aplicação: Peer Instruction. In: WICHNOSKI, P; PARISOTO, M. F. Peer Instruction e o Ensino de Ciências Exatas. Herval D’ Oeste, SC: Polimpressos Serviços Gráficos, p. 6 – 10, 2020.
ROCHA, C. R. G. Avaliação processo em Construção. PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional – Paraná. Londrina, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 mai 2021.
SANTOS, H. dos S. A extensão universitária promovendo reflexões sobre as transformações na educação pública: ações do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022. Extensão em Foco, Curitiba: Ed. da UFPR, n° 9, jan/jun 2014, p.130- 145. ISSN 2358-7180.
SOUZA, V. F. M.; SASSERON, L. H. As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 593-611, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80583