ASTRONOMIA NO GOOGLE CLASSROOM: UMA EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0002-1057-6623
  • Maria Milena Figueira Tegon Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80419

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação em Astronomia. COVID-19.

Resumo

No ano de 2020, devido à pandemia do COVID-19, o Sistema de Educação foi exposto à diversas limitações. Desse modo, para potencializar a formação continuada de professores da Educação Básica, ofertamos um curso de extensão sobre Formação em Ensino de Astronomia, na modalidade à distância (EAD). O objetivo principal do curso foi o de promover formação continuada para professores(as) de Ciências do Ensino Fundamental e licenciandos(as) em formação inicial sobre conteúdos de Astronomia. A plataforma utilizada foi o Google Class Room, e tivemos a participação de mais de 150 professores(as) de todo o país. De certa maneira, percebemos que a formação continuada online pode atingir um maior número de pessoas, que estariam limitadas geograficamente de participar de ações extensionistas como a nossa. Além disso, os participantes relataram que o curso possibilitou reflexões e inovações para suas futuras aulas, sejam elas presenciais ou não.

Biografia do Autor

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educaçao em Ciências e Matemática. Professora na Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina.

Maria Milena Figueira Tegon, Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE da Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Física.

Mestranda do PPGECMETE. 

Referências

BARTELMEBS, R. C. Ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: Como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola. 2016. 211 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6809 . Acesso: 03 set. 2020.

BARTELMEBS, R. C. O ensino de astronomia nos anos iniciais: reflexões produzidas em uma comunidade de prática. 2012. 119 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande (RS), 2012. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/4784 . Acesso em: 03 set. 2020.

BRETONES, P. S. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 200 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) Instituto de Geociências. Universidade Estadual de Campinas - (UNICAMP), Campinas (SP), 1999. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296829008.pdf . Acesso em: 03 set. 2020.

HARRES, J. B. S.; PIZZATO, M. C.; SEBATIANY, A. P.; PREDOBON, F.; FONSECA, M. C. Evolução das concepções de futuros professores sobre a natureza e as formas de conhecer as ideias dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 2, p.95-112, mai./ago. 2008.

HOSUME, Y.; LEITE, C. Explorando a dimensão espacial na pesquisa em ensino de astronomia. Enseñanza de las ciências. v. 8, n. 3, p. 797 – 811, set./out. 2009.

IACHEL, G. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia. 2013. 201 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102005>. Acesso em: Ago. 2020.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2004. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual de São Paulo - (UNESP), Bauru (SP), 2004. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90856 . Acesso em: 03 set. 2020.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual de São Paulo - (UNESP), Bauru, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/101991 . Acesso em: 03 set. 2020.

LANGHI, Rodolfo. Propostas de atividades práticas de astronomia para o Ensino Fundamental. IN: SILVA, João Alberto; BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Pesquisa e práticas para o ensino de ciências nos anos iniciais (org.). Curitiba: CRV Editora, 2014.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 4, p.4402-4412, mar./abr. 2009.

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2012.

LANGHI, R.; SILVA, S. R. Astronomia na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental - Relato de Professores. Rio de Janeiro: Editora LF. 2018.

LEONÊS, Adriano da Silva. Oficinas de aprendizagem em Astronomia: uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília. 2019. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35733. Acesso em: 03 set. 2020.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. D. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. et al. Análise Textual Discursiva: Processo reconstrutivo de Múltiplas. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/250992186_Analise_textual_discursiva_processo_reconstrutivo_de_multiplas_faces . Acesso em: 03 set. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009.

MOREIRA, I. D. C.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. Ciência e Público: Caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L.; Estágio e docência 3ª Ed. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos). São Paulo: Cortez Editora, 2008.

ROCHA, A. L. F da; MAESTRELLI, S. R. P. Falas significativas em educação em ciências: Uma aproximação universidade escola. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0280-1.pdf>. Acesso e 27 de outubro de 2020.

SOARES, L. T. (Re) definições das relações da Extensão com a Sociedade: a questão da Prestação de Serviços. In: SESU/MEC VII SEMINÁRIO NACIONAL REUNI, 2013. (PDF) Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ - Pró-reitoria de Extensão. 2013, p 70-86.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Chiesa Bartelmebs, R., & Figueira Tegon, M. M. (2021). ASTRONOMIA NO GOOGLE CLASSROOM: UMA EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80419

Edição

Seção

Relato de Experiência