Concepciones de los alumnos sobre la Historia

Concha Fuentes Moreno

Resumo


O artigo tem como objetivo a análise dos resultados obtidos na investigação
intitulada Concepção de História como matéria escolar: interesse e utilidade
entre o alunado da Escola Secundária Obrigatória (ESO). Desta forma,
partindo das reflexões sobre o marco teórico, procede-se à descrição detalhada
do instrumento metodológico, da amostra escolar analisada e da forma em
que se processou a informação obtida no trabalho de campo. Finalmente,
partindo-se destas reflexões, procurou-se resolver as perguntas iniciais e
validar as hipóteses de partida, permitindo ao leitor delinear as percepções
que os alunos têm da História como campo de conhecimento e como matéria
escolar.

Palavras-chave


Educação Histórica; Ensino e aprendizagem; Percepções dos alunos; Interesse e utilidade da História; Historical Education; Teaching and learning; Pupils’ perceptions; Interest and utility of History

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021