Educar em Revista

Seja bem vindo(a) a Educar em Revista, periódico Qualis CAPES A1, em circulação desde 1977 e mantido pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A revista, publicação de fluxo contínuo, acolhe manuscritos de pesquisadores brasileiros e internacionais e publica nas seguintes línguas: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.


NOTÍCIAS: 

I. INFORMAMOS QUE ESTAMOS SEM EQUIPE DE APOIO TÉCNICO E, POR ISSO, A REVISTA PODERÁ LEVAR MAIS TEMPO PARA ATENDER AS DEMANDAS DE COMUNICAÇÃO JUNTO AOS AUTORES E DEMAIS LEITORES! 


Recebimento de artigos para o seguinte Dossiê Temático:

  

7. DOSSIÊ INFÂNCIA(S), MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADE: CURRÍCULO(S) E FORMAÇÃO DOCENTE

Organizadores: Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) e Marcia Aparecida Gobbi (USP)

EMENTA: 

O dossiê “Infância(s), movimentos sociais e cidade: currículo(s) e formação docente” pretende enfrentar o desafio de reunir temáticas amplas e aparentemente dissociadas de pesquisa: movimentos sociais, infância, formação docente e currículo. Ao associá-las colocamos um problema a ser pensado e repercutido entre pesquisadoras e pesquisadores, qual seja, encarar essas questões em diálogo com a educação, especificamente Educação Infantil e Ensino Fundamental. Entende-se aqui que essas temáticas não podem estar afastadas de debates sobre currículo e formação docente, o que ainda é lacunar, carecendo de reflexões que se pautem em questionamentos sobre as lutas urbanas e do campo – luta por terra e moradia; pessoas em situação de rua; trabalhadoras e trabalhadores de diferentes setores entre outros grupos – que podem construir ou evidenciar práticas e pedagogias próprias criadas pelos movimentos sociais e as relações possíveis com a infância e a educação, ao mesmo tempo, que podem apresentar questões especificamente relacionadas aos direitos das crianças e adultas/es/os em diferentes contextos e condições.

Acredita-se que, para aprofundar tais temáticas e contribuir para que se findem formas segregadoras, preconceituosas e que rechaçam tudo aquilo ou todo aquele ou aquelas que não são iguais, ou pretensamente iguais, é fundamental apresentar reflexões abrangentes que envolvam os temas apresentados ligando-os à formação docente. Sendo a escola – dentro e fora dela – um lugar fundamental para processos de transformação social desde que se constitua como promotora de pensamentos críticos e reflexivos, a proposta que vise a junção com questões atuais que envolvem crianças estudantes é fundamental.

PRAZO DE SUBMISSÃO: De 07 de junho a 20 de novembro de 2022.

OBSERVAÇÃO: os artigos aprovados para publicação junto ao Dossiê deverão ser traduzidos para uma língua estrangeira, sob responsabilidade das/os autoras/es.

 -----------------------------------------------------------------------------

OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores:

https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines

 -----------------------------------------------------------------------------


V. 38 CURITIBA 2022

Sumário

Demanda Contínua

Míria Izabel Campos, Magda Sarat
PDF
Carla da Conceição de Lima, Maria Elizabete Neves Ramos, André Luiz Regis de Oliveira
PDF
Rosana Rodrigues Heringer
PDF
Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
PDF
Vera Teresa Valdemarin
PDF
Raul Calixto Flores
Mônica Yumi Jinzenji, Priscilla Samantha Barbosa Verona
PDF

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
Carmen Cavaco
Samuel H. Carvajal Ruíz
Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Jurandir de Almeida Araújo
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
María Victoria González Peña, Leôncio Soares
Ana Maria Soek, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Sonia Maria Chaves Haracemiv
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado
Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes, Paulo Marinho
José Carlos dos Santos Debus, Ângela Balça

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente

Flávio Anício Andrade, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
Marco Calderon Mólgora
RENE MEDINA ESQUIVEL
Rosa Elena Salazar Meléndez
Flávio Anício Andrade
Rony Rei do Nascimento Silva, Ilka Miglio de Mesquita
Thais Bento Faria, Analete Regina Schelbauer
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Maryluze Souza Santos Siqueira
Nilce Vieira Campos Ferreira
Rosa Fátima Souza Chaloba