Seja bem vindo(a) a Educar em Revista, periódico Qualis CAPES A1, em circulação desde 1977 e mantido pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A revista, publicação de fluxo contínuo, acolhe manuscritos - exclusivamente na área de educação - de pesquisadores brasileiros e internacionais e publica nas seguintes línguas: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.
NOTÍCIAS:
SEGUIMOS COM UM DOSSIÊ ABERTO, AGUARDANDO SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
Dossiê "Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-americanos"
O dossiê será organizado por Fabiano Antonio dos Santos (PPGE-CPAN/UFMS) e Giselle Cristina Martins Real (PPGE-UFGD). Visa a necessária atualização dos debates frente aos discursos dos organismos internacionais para a América Latina sobre avaliação e sua relação com a qualidade e a aprendizagem na educação básica. Considera-se que a crescente vinculação da qualidade da educação à mensuração da aprendizagem vem induzir, a criação de programas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Brasil, ou as Provas Saber, na Colômbia. Na mesma senda, organismos mundiais como a Unesco e a OCDE criam, respectivamente, o Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación, dedicado à avaliação sistêmica para a América Latina e, o Programme for International Student Assessment (PISA). É com esforço que os países da região participam das avaliações, de forma voluntária, com a finalidade de possuir termos comparativos com a educação dos países centrais.
Entre 15 de setembro e 15 de dezembro, encontra-se aberta a submissão de artigos junto a este DOSSIÊ, que tem como objetivo principal lançar luzes sobre produções oriundas de pesquisas que tratem de: avaliação sistêmica na América Latina com visão crítica; atualização dos debates propostos pelos Organismos Internacionais para essa região; experiências críticas e inovadoras de avaliação; análises sobre as repercussões das avaliações sobre o contexto escolar; estudos documentais que tragam avanços para o campo. O papel do Estado como avaliador tem se ampliado, tendo na avaliação um dos pilares estruturantes das novas formas de regulação da educação no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. As últimas três décadas têm presenciado a adoção de mecanismos de um quase-mercado na educação, a partir dos quais se concretiza a remodelação do papel do Estado na condução das políticas públicas e da atuação das escolas frente aos processos de ensino-aprendizagem, voltados para a preparação das avaliações sistêmicas. Pretende-se que tais questões sejam tematizadas em artigos de pesquisa que poderão compor o presente Dossiê
ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos autores.
____________________________________________________________________
OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores:
https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines