REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E SOBERANIA ALIMENTAR
OLHARES A PARTIR DA AGROECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.97858Palavras-chave:
Escolas do campo, Alimento, Políticas públicas, Sustentabilidade, AgriculturaResumo
O objetivo é analisar as contribuições da Educação do Campo para a promoção da Soberania Alimentar e da Segurança Alimentar e Nutricional a partir da Agroecologia. A metodologia envolveu a busca no Google Acadêmico pelas palavras-chave principais: “educação do campo” e “agroecologia” no título dos textos. Os tipos de textos mais recorrentes nos resultados foram artigos, trabalhos e resumos em Anais de eventos. Ao total, foram encontrados 133 textos, destes, após critérios de seleção como a inclusão das palavras-chave: soberania alimentar, segurança alimentar ou segurança alimentar e nutricional foram selecionados os 117 textos mais significativos. Verificou-se estreita relação entre a Educação do Campo e a Agroecologia verificada a partir do maior número de resultados encontrados. A ligação entre a Educação do Campo e a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) nos textos se deu principalmente a partir das iniciativas de incorporação dos princípios da Agroecologia na Educação do Campo. A SSAN nem sempre foi o eixo central nos textos analisados, mas apareceu como consequência dos debates sobre Agroecologia. Nos textos, o debate sobre soberania alimentar tem sido considerado mais amplo do que sobre segurança alimentar e nutricional. Conclui-se que as práticas, políticas públicas e estudos no âmbito da Educação do Campo têm contribuído para as ações e discussões sobre Soberania Alimentar e a Segurança Alimentar e Nutricional permeadas pela Agroecologia e pautadas por um projeto de Soberania Alimentar.
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