DA MPB AO RAP – VIRTUOSISMO, TÉCNICA, JULGAMENTOS NA ESTÉTICA MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v3i1.34063Resumo
Esse artigo formula algumas hipóteses para se analisar o papel da música popular na cultura brasileira contemporânea, da MPB (música popular brasileira) ao rap. Uma delas é a correlação entre o predomínio da racionalidade técnica e da especialização nas esferas sociais do trabalho e da economia e o surgimento, na modernidade, do virtuose, o artista profissionalmente educado para executar em alto grau técnico a sua arte. Sob a perspectiva da sociologia compreensiva, tomamos alguns agentes e instituições da esfera musical para problematização e crítica da cultura contemporânea. Nossas fontes de pesquisa são a música popular brasileira de vanguarda (a MPB), que desde os anos 1960 vem sendo socialmente reconhecida como expressão da "genuína cultura brasileira", e o rap, expressão musical de uma significativa parcela da juventude urbana a partir dos anos 1980 até a atualidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

