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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA

Israel Montesuma Oliveira, Vandra Feretti, Emerson Joucoski

Resumo


O objetivo desse estudo é apresentar o trabalho de promoção da saúde desenvolvido por um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que incorpora princípios da educação ambiental e da qualidade de vida em sua atitude pedagógica, investigando as ações mediadas entre educadores da rede municipal de Matinhos e acadêmicos da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral do curso de Tecnólogo em Agroecologia e Licenciatura em Educação Física. A pesquisa foi realizada a partir dos relatos de experiência desenvolvidos pela coordenadora do CMEI e por um professor de educação física. Esse estudo descritivo foi realizado no CMEI Quatro de Março no município de Matinhos – PR no período letivo de 2019. O CMEI escola pesquisada foi escolhida por receber e propiciar que acadêmicos de diferentes cursos aplicassem seus Projetos de Aprendizagem (PA), voltados à transformação do CMEI em um lugar saudável propício ao bem estar de todos. O CMEI possui 240 alunos matriculados, sendo 120 no período matutino e 120 no período vespertino, os alunos têm de dois a quatro anos de idade, os materiais utilizados foram financiados pela direção da instituição por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com a finalidade prestar assistência financeira às escolas. Como resultado das intervenções nos espaços físicos do CMEI foi observado uma mudança de comportamento das crianças durante as aulas reduzindo a agitação e aumentando a atenção e concentração nas atividades propostas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i2.76781

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