EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v13i2.76781

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar o trabalho de promoção da saúde desenvolvido por um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que incorpora princípios da educação ambiental e da qualidade de vida em sua atitude pedagógica, investigando as ações mediadas entre educadores da rede municipal de Matinhos e acadêmicos da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral do curso de Tecnólogo em Agroecologia e Licenciatura em Educação Física. A pesquisa foi realizada a partir dos relatos de experiência desenvolvidos pela coordenadora do CMEI e por um professor de educação física. Esse estudo descritivo foi realizado no CMEI Quatro de Março no município de Matinhos – PR no período letivo de 2019. O CMEI escola pesquisada foi escolhida por receber e propiciar que acadêmicos de diferentes cursos aplicassem seus Projetos de Aprendizagem (PA), voltados à transformação do CMEI em um lugar saudável propício ao bem estar de todos. O CMEI possui 240 alunos matriculados, sendo 120 no período matutino e 120 no período vespertino, os alunos têm de dois a quatro anos de idade, os materiais utilizados foram financiados pela direção da instituição por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com a finalidade prestar assistência financeira às escolas. Como resultado das intervenções nos espaços físicos do CMEI foi observado uma mudança de comportamento das crianças durante as aulas reduzindo a agitação e aumentando a atenção e concentração nas atividades propostas.

Biografia do Autor

Israel Montesuma Oliveira, Prefeitura Municipal de Matinhos PR. Universidade Federal de Santa Catarina (UFPRLITORAL).

Professor de Economia e Educação Física.

Vandra Feretti, Escola Municipal Quatro de Março. Colégio Estadual Gabriel de Lara.

Coordenadora na Escola Municipal Quatro de Março, Professora em Ensino Fundamental, Projeto Mais Aprendizagem no Colégio Estadual Gabriel de Lara.

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Publicado

03-02-2021

Como Citar

Oliveira, I. M., Feretti, V., & Joucoski, E. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA. Divers@!, 13(2), 174–185. https://doi.org/10.5380/diver.v13i2.76781

Edição

Seção

Dossiê