ANÁLISE DO PERFIL DE DOCENTES USANDO DADOS COLETADOS DA PLATAFORMA LATTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.69147Resumo
A pesquisa acadêmica é extremamente importante para a discussão e difusão de conhecimento e é amplamente incentivada dentro dos Institutos e Universidades Federais. Para o sucesso da pesquisa, o discente muitas vezes precisa de uma contribuição de pesquisadores, da própria instituição, que sejam especialistas em determinados assuntos, entretanto encontrá-los pode ser uma tarefa árdua. Para mitigar essa limitação, este trabalho propõe uma plataforma onde o aluno poderá encontrar informações sobre o perfil dos docentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Para mapear o perfil docente, foram coletados os currículos Lattes de 544 docentes do IFTM no mês de dezembro de 2018. Ao analisar a formação acadêmica destes docentes, percebe-se que as formações com maior número de docentes são: 66 em Letras, 54 em Agronomia, 48 em Engenharia Elétrica, 46 em Ciência da Computação, 43 em Administração, 39 em Matemática, 37 em Química e 35 em Ciências Biológicas. Analisando a produção científica de 2014 a 2018, percebe-se que as palavras-chave mais usadas no IFTM são: avaliação; ensino e aprendizagem; soja; cerrado; produtividade; educação; irrigação; plantas; ciclagem de nutrientes; resíduos; cultivo; milho; alface; solo; ensino médio; qualidade; professores; leite; química; consumo; água; cultura; dentre outras.
VERSÃO PRELIMINAR
Palavras-chave: Formação docente; Pesquisa acadêmica; IFTM.
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