Divers@!

Divers@! é uma revista eletrônica científicade caráter semestral e interdisciplinar do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Tem por finalidade publicar contribuições originais no formato de artigos de pesquisa, artigos de revisão, comunicação breve (notas de pesquisas), resenha crítica de livro e relato de caso . A Divers@! encontra-se disponível na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR e os trabalhos publicados possuem localizador DOI (Digital ObjectIdentifier).

As principais áreas do conhecimento vinculadas ao periódico são: Agrárias; Humanas; Linguística, Letras e Artes; Saúde e Sociais Aplicadas. Publica artigos com os temas: Arte e Cultura; Organização, Gestão e Sociedade; Educação; Gênero e Diversidade; Questões Agrárias e Urbanas; Saúde; Tecnologia e Trabalho; Ciências Ambientais; Ciências Sociais; Dentre outros.

A submissão dos trabalhos é na forma de fluxo contínuo.
 

Notícias

 

CHAMADA PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO

 


FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

 

ORGANIZADORES: 

Maurício Fagundes – UFPR - http://lattes.cnpq.br/3453061683909782

Silvana Hoeller – UFPR - http://lattes.cnpq.br/6414422304310028

Mary Falcão – UNESPAR - http://lattes.cnpq.br/4429353541879376

 

A Divers@! – Revista Eletrônica Interdisciplinar - convida pesquisadores(as) de diferentes áreas de conhecimento a colaborarem com artigos para o dossiê temático: “Formação e Práticas Docentes na Perspectiva da Emancipação Humana”, que será publicado na Edição v. 15, n. 2 (2022).

Objetivos

- Socializar pesquisas que provoquem o repensar e a superação da formação e ação docente de perspectiva bancária. Dar vida, voz e visibilidade à processos de formação docente, que relatem experiências formativas a partir da realidade da escola, dos docentes, dos discentes e da comunidade, valorizando experiências e saberes individuais e coletivos, na busca da constituição do inédito-viável ou de inéditos-viáveis, servindo como inspiradores e suleadores de formações e ações docentes.

- Construir caminhos que possibilitem a superação de tal situação, ao socializar por meio da Revista Divers@, estudos e pesquisas de processos de formação e ação docente, baseado no diálogo, na gestão democrática, na educação popular, e na perspectiva da emancipação humana.

Linhas temáticas de aderência

- Processos de formação e ação docente na perspectiva da emancipação humana;

- Gestão democrática na escola e/ou sala de aula;

- Meio ambiente e formação docente;

- Educação popular e educação escolar;

- Educação popular e formação docente.

 

Prazo para submissão: 30/07/2022

Endereço eletrônico para submissão[https://revistas.ufpr.br/diver]

 

 
Publicado: 2022-03-16
 

EDITAL Nº2/2021 DIVERS@! SELEÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE TEMAS E ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO

 
A Divers@! - Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1983-8921), do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, torna público que no período de 04/11/2021 a 18/02/2022 estão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores de dossiê temático para publicação a partir do segundo semestre de 2022, conforme linha editorial praticada e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue.  
Publicado: 2021-11-22 Mais...
 

Chamada para Dossiê Temático

 
A Divers@! - Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1983-8921), do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, torna público que no período de 04/11/2021 a 07/12/2021 estão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores de dossiê temático para publicação a partir do segundo semestre de 2022, conforme linha editorial praticada e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue.  
Publicado: 2021-11-04 Mais...
 

Chamada para Dossiê Temático

 

EDUCAÇÃO, BUEN VIVIR E SABERES DECOLONIAIS

Organizadores: Ana Josefina Ferrari e Luiz Fernando de Carli Lautert

A Divers@! – Revista Eletrônica Interdisciplinar convida pesquisadores(as) de diferentes áreas de conhecimento a colaborarem com artigos para o dossiê temático “Educação, Buen Vivir e Saberes Decoloniais” que será publicado na Edição v. 14, n. 2 (2021).
Hoje em dia estamos perante um cenário mundial que nos interpela a pensar a nossa relação no e com o mundo. Nessa perspectiva, muitos teóricos elaboraram trabalhos a respeito dessa relação que o ser humano estabelece com e na Natureza. A proposta do presente Dossiê é apresentar trabalhos que se dedicam a novas perspectivas (paradigmas alternativos) e olhares para as relações sociais; as relações da sociedade com a Natureza; estudos do Buen Vivir; dos Bens Comuns e dos saberes decoloniais e de suas práticas na área de Educação no Brasil e na América Latina.
Como principais linhas temáticas da chamada destacam-se:
- Buen Vivir e Educação
- Meio Ambiente e saberes decoloniais
- Cultura, escola, processos formativos e saberes tradicionais
- Diversidade, diferença e desigualdades sociais no pós colonialismo
- Educação, cultura, e saberes decoloniais
- Educação e comunicação e Educação Ambiental crítica
- Educação popular, escola e Buen vivir
- Filosofia e Sociologia da Educação ambiental na Modernidade/Colonialidade.
- História e memória da Educação Ambiental crítica
- Linguagem, corpo e estética em Educação Ambiental
- Políticas educacionais e saberes decoloniais
- Trabalho e movimentos sociais na Educação Ambiental
- Cosmovisão e Emancipação da Vida.

Prazo para submissão de artigos: 17 de outubro de 2021.

 
Publicado: 2021-07-14
 

EDITAL Nº1/2021 DIVERS@! SELEÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE TEMAS E ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO

 

A Divers@! - Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1983-8921), do Setor de Litoral, da Universidade Federal do Paraná, torna público que, no período de 12/02/2021 a 30/05/2021, estarão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores de dossiê temático para publicação, no segundo semestre de 2021, conforme linha editorial praticada e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue abaixo.

 
Publicado: 2021-02-12 Mais...
 
Outras notícias...