Divers@!

Divers@! é uma revista eletrônica científica de caráter semestral e interdisciplinar do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Tem por finalidade publicar contribuições originais no formato de artigos de pesquisa e artigos de revisão. A Divers@! encontra-se disponível na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR e os trabalhos publicados possuem localizador DOI (Digital ObjectIdentifier).

As principais áreas do conhecimento vinculadas ao periódico são: Ciências Ambientais, Educação, Interdisciplinar e Sociologia. Publica artigos com os temas: Agroecologia; Arte e Cultura; Desenvolvimento Sustentável; Educação; Gênero e Diversidade; Organização, Gestão e Sociedade.

A submissão dos artigos podem ser na forma de fluxo contínuo ou dossiê temático.

Notícias

 

CHAMADA PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO

 


FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

 

ORGANIZADORES: 

Maurício Fagundes – UFPR - http://lattes.cnpq.br/3453061683909782

Silvana Hoeller – UFPR - http://lattes.cnpq.br/6414422304310028

Mary Falcão – UNESPAR - http://lattes.cnpq.br/4429353541879376

 

A Divers@! – Revista Eletrônica Interdisciplinar - convida pesquisadores(as) de diferentes áreas de conhecimento a colaborarem com artigos para o dossiê temático: “Formação e Práticas Docentes na Perspectiva da Emancipação Humana”, que será publicado na Edição v. 15, n. 2 (2022).

Objetivos

- Socializar pesquisas que provoquem o repensar e a superação da formação e ação docente de perspectiva bancária. Dar vida, voz e visibilidade à processos de formação docente, que relatem experiências formativas a partir da realidade da escola, dos docentes, dos discentes e da comunidade, valorizando experiências e saberes individuais e coletivos, na busca da constituição do inédito-viável ou de inéditos-viáveis, servindo como inspiradores e suleadores de formações e ações docentes.

- Construir caminhos que possibilitem a superação de tal situação, ao socializar por meio da Revista Divers@, estudos e pesquisas de processos de formação e ação docente, baseado no diálogo, na gestão democrática, na educação popular, e na perspectiva da emancipação humana.

Linhas temáticas de aderência

- Processos de formação e ação docente na perspectiva da emancipação humana;

- Gestão democrática na escola e/ou sala de aula;

- Meio ambiente e formação docente;

- Educação popular e educação escolar;

- Educação popular e formação docente.

 

Prazo para submissão: 30/07/2022

Endereço eletrônico para submissão[https://revistas.ufpr.br/diver]

 

 
Publicado: 2022-03-16
 

EDITAL Nº2/2021 DIVERS@! SELEÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE TEMAS E ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO

 
A Divers@! - Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1983-8921), do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, torna público que no período de 04/11/2021 a 18/02/2022 estão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores de dossiê temático para publicação a partir do segundo semestre de 2022, conforme linha editorial praticada e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue.  
Publicado: 2021-11-22 Mais...
 

Chamada para Dossiê Temático

 
A Divers@! - Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1983-8921), do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, torna público que no período de 04/11/2021 a 07/12/2021 estão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores de dossiê temático para publicação a partir do segundo semestre de 2022, conforme linha editorial praticada e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue.  
Publicado: 2021-11-04 Mais...
 

Chamada para Dossiê Temático

 

EDUCAÇÃO, BUEN VIVIR E SABERES DECOLONIAIS

Organizadores: Ana Josefina Ferrari e Luiz Fernando de Carli Lautert

A Divers@! – Revista Eletrônica Interdisciplinar convida pesquisadores(as) de diferentes áreas de conhecimento a colaborarem com artigos para o dossiê temático “Educação, Buen Vivir e Saberes Decoloniais” que será publicado na Edição v. 14, n. 2 (2021).
Hoje em dia estamos perante um cenário mundial que nos interpela a pensar a nossa relação no e com o mundo. Nessa perspectiva, muitos teóricos elaboraram trabalhos a respeito dessa relação que o ser humano estabelece com e na Natureza. A proposta do presente Dossiê é apresentar trabalhos que se dedicam a novas perspectivas (paradigmas alternativos) e olhares para as relações sociais; as relações da sociedade com a Natureza; estudos do Buen Vivir; dos Bens Comuns e dos saberes decoloniais e de suas práticas na área de Educação no Brasil e na América Latina.
Como principais linhas temáticas da chamada destacam-se:
- Buen Vivir e Educação
- Meio Ambiente e saberes decoloniais
- Cultura, escola, processos formativos e saberes tradicionais
- Diversidade, diferença e desigualdades sociais no pós colonialismo
- Educação, cultura, e saberes decoloniais
- Educação e comunicação e Educação Ambiental crítica
- Educação popular, escola e Buen vivir
- Filosofia e Sociologia da Educação ambiental na Modernidade/Colonialidade.
- História e memória da Educação Ambiental crítica
- Linguagem, corpo e estética em Educação Ambiental
- Políticas educacionais e saberes decoloniais
- Trabalho e movimentos sociais na Educação Ambiental
- Cosmovisão e Emancipação da Vida.

Prazo para submissão de artigos: 17 de outubro de 2021.

 
Publicado: 2021-07-14
 

EDITAL Nº1/2021 DIVERS@! SELEÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE TEMAS E ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO

 

A Divers@! - Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1983-8921), do Setor de Litoral, da Universidade Federal do Paraná, torna público que, no período de 12/02/2021 a 30/05/2021, estarão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores de dossiê temático para publicação, no segundo semestre de 2021, conforme linha editorial praticada e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue abaixo.

 
Publicado: 2021-02-12 Mais...
 
Outras notícias...