BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO

UMA SISTEMATIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Maria da Glória da Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão/Estudante de graduação de Licenciatura em Pedagogia
  • Suzana Santos Libardi Universidade Federal de Alagoas - Unidade Educacional Palmeira dos Índios/Professora adjunta https://orcid.org/0000-0002-2185-6786
  • Lêonidas de Santana Marques Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão/Professor adjunto https://orcid.org/0000-0002-6714-4039

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.97600

Palavras-chave:

Estudos da Infância, Infâncias do Campo, Crianças Rurais, Brincar

Resumo

O presente trabalho apresenta uma sistematização de publicações científicas recentes sobre o brincar de crianças do campo no contexto brasileiro. Identificamos por meio de pesquisa bibliográfica quais brincadeiras são produzidas pelas crianças do campo, verificamos se as crianças participam ativamente das pesquisas e averiguamos como a relação crianças-território é apresentada. Adotamos os descritores ‘brincar’ e ‘campo’ para identificar artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2024) no acervo de periódicos reunidos no Portal de Periódicos da CAPES. Selecionamos 14 artigos, dos quais realizamos a leitura integral para análise de seu conteúdo. O meio rural aparece com pesquisas empíricas em comunidades indígenas, campesinas, extrativistas, quilombolas e rurais. Os resultados mostraram que as brincadeiras e o brincar das crianças do campo estão diretamente relacionados à natureza e aos seus territórios, assim como seus brinquedos artesanais. O brincar, além de reforçar a identidade individual e coletiva da criança, contribui na proteção de suas culturas. Concluímos que as pesquisas recentes trouxeram dados importantes e convergentes sobre as infâncias do campo.

Biografia do Autor

Maria da Glória da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão/Estudante de graduação de Licenciatura em Pedagogia

Estudante de graduação em licenciatura pedagogia, pela UFAL Campus do Sertão. Integra o Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), subgrupo do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano (NUDES), da mesma universidade. 

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas - Unidade Educacional Palmeira dos Índios/Professora adjunta

Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na Unidade Palmeira dos Índios, onde desenvolve ações de pesquisa-extensão com/sobre crianças de povos e comunidades tradicionais no Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Extensão em Psicologia Escolar Educacional do Semiárido Alagoano (LAPES-UFAL). Integra a Direção Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - biênio 2024-25. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior no Norwegian Centre for Child Research (NOSEB), Trondheim-Noruega. Integrou (2012-2016) a equipe editorial do periódico DESidades - Revista de Divulgação Cientifica da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ/UFRJ).Tem experiência na área de Psicologia Social e Estudos da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: relações intergeracionais, proteção da infância, infâncias de povos e comunidades tradicionais. 

Lêonidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão/Professor adjunto

Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na School of Global Studies da University of Sussex (Reino Unido). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi coordenador do curso de pós-graduação em Educação no Semiárido (lato sensu). É pesquisador dos Grupos GEPAR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional), GCEG (Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia) e NUAGRARIO (Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais) da UFAL, GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais) da UFS e do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia da Universidade de São Paulo (LERGEO/USP). É professor bolsista no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Geografia (CLIND/UNEAL). É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Aracaju. Tem trabalhado principalmente nas áreas de Geografia (teoria e método; desenvolvimento desigual; Estado e políticas públicas), Educação/Ensino (Educação do Campo; formação docente) e sua intersecção (ensino de Geografia).

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Publicado

15-09-2025

Como Citar

Silva, M. da G. da, Libardi, S. S., & Marques, L. de S. (2025). BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO: UMA SISTEMATIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.97600