Cerâmica, Fotografia e Land Art no Ensino das Artes Visuais
Uma Abordagem Complexa e Ecológica
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.99291Palavras-chave:
Ensino de artes visuais, Ecologia, Crítica socialResumo
Este artigo investiga a formação crítica e ecológica por meio do ensino das artes visuais, com foco na cerâmica, na fotografia e na Land Art como elementos de ruptura. Discute-se o conceito de “ruptura” como eixo pedagógico, conectando arte, ecologia e crítica social. A abordagem fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica e na teoria da complexidade, buscando revelar as contradições entre homem e natureza nos modos de produção capitalista. Ao valorizar práticas artísticas vinculadas à terra e à luz, propõe-se uma poética de resistência que promove a reflexão sobre sustentabilidade, sensibilidade e transformação social.
Referências
CALDART, R. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E.; CELIORI, P.; CALDART, R. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília, 2002.
CASANOVA, H. F. Cinegarra: Educação Ambiental e Questão Agrária. Coordenador: J. A. QUILLFELDT. 2019.
KOSSOY, B. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
LEONARDO, J. B. Desafios socioambientais decorrentes da implantação de reforma agrária sob mediação de educação ambiental. 2021
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MORIN, E. Por uma reforma do pensamento. In: NASCIMENTO, E. P.; PENA-VEJA, A. (org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001. p. 8-21.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thalita Emanuelle de Souza, José Guilherme Bohaczuk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

