Cerâmica, Fotografia e Land Art no Ensino das Artes Visuais

Uma Abordagem Complexa e Ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.99291

Palavras-chave:

Ensino de artes visuais, Ecologia, Crítica social

Resumo

Este artigo investiga a formação crítica e ecológica por meio do ensino das artes visuais, com foco na cerâmica, na fotografia e na Land Art como elementos de ruptura. Discute-se o conceito de “ruptura” como eixo pedagógico, conectando arte, ecologia e crítica social. A abordagem fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica e na teoria da complexidade, buscando revelar as contradições entre homem e natureza nos modos de produção capitalista. Ao valorizar práticas artísticas vinculadas à terra e à luz, propõe-se uma poética de resistência que promove a reflexão sobre sustentabilidade, sensibilidade e transformação social.

Biografia do Autor

José Guilherme Bohaczuk, Unicentro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência climática, complexidade, permacultura e educação ambiental. Cursando mestrado profissional em ensino de ciências naturais e matemática na Universidade Estadual do Centro Oeste

Referências

CALDART, R. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E.; CELIORI, P.; CALDART, R. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília, 2002.

CASANOVA, H. F. Cinegarra: Educação Ambiental e Questão Agrária. Coordenador: J. A. QUILLFELDT. 2019.

KOSSOY, B. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

LEONARDO, J. B. Desafios socioambientais decorrentes da implantação de reforma agrária sob mediação de educação ambiental. 2021

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MORIN, E. Por uma reforma do pensamento. In: NASCIMENTO, E. P.; PENA-VEJA, A. (org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001. p. 8-21.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

Downloads

Publicado

15-09-2025

Como Citar

de Souza, T. E., & Bohaczuk, J. G. (2025). Cerâmica, Fotografia e Land Art no Ensino das Artes Visuais: Uma Abordagem Complexa e Ecológica. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.99291