TÉCNICAS DE TERAPIA COM ARTE NO DOMICÍLIO COMO CUIDADOS DE ENFERMAGEM A IDOSOS EM CONTINGÊNCIA DEVIDO AO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73883

Palavras-chave:

Terapia com Arte, Cuidados de Enfermagem, Covid-19, Isolamento Social, Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: apresentar uma breve descrição das técnicas de terapia com arte no domicílio como cuidados de enfermagem para idosos em contingência devido ao COVID-19.
Desenvolvimento: diante do pronunciamento de medidas de saúde para o COVID-19, como grupo de maior risco, os idosos requerem estrita adesão às recomendações de isolamento, para as quais são propostas algumas técnicas de terapia com arte como cuidados de enfermagem, entre as quais se destacam desenhos, mandalas, pintura, colagens e técnica de máscaras; que podem favorecer a saúde mental do idoso no domicílio, além de favorecer a estimulação cognitiva, a mobilidade e a expressão de emoções; assim, seus benefícios envolvem o bem-estar físico, social, emocional e espiritual do idoso.
Considerações finais: As artes plásticas como estratégias terapêuticas podem ser incorporadas pelo enfermeiro nas atividades domiciliares para os idosos, favorecendo funções cognitivas, prevenindo deteriorações cognitivas, mantendo a mobilidade e melhorando o estado emocional.

Biografia do Autor

Sergio Albañil-Delgado, Universidad de Guanajuato. Celaya, Gto, México.

Pasante en Servicio Social de la Licenciatura en Enfermería y Obstetricia de la Universidad de Guanajuato. Campus Celaya-Salvatierra. Celaya, Gto, México

Pedro Aguilar Machain, Instituto para la Educación Integral Humanista.

Diseñador gráfico y mercadólogo. Maestro en Psicopedagogía. Profesor de arte del Instituto para la Educación Integral Humanista.

Raúl Fernando Guerrero-Castañeda, Universidad de Guanajuato

Licenciado en Enfermería, Maestro en Educación, Doctor en Ciencias de Enfermería

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Albañil-Delgado, S., Machain, P. A., & Guerrero-Castañeda, R. F. (2020). TÉCNICAS DE TERAPIA COM ARTE NO DOMICÍLIO COMO CUIDADOS DE ENFERMAGEM A IDOSOS EM CONTINGÊNCIA DEVIDO AO COVID-19. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73883

Edição

Seção

Especial Covid-19