INTEGRANDO ENSINO-PESQUISA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-TRANSFORMADORA

Autores

  • Enedina Soares
  • Raimunda Magalhães da Silva
  • Raimundo Augusto Martins Torres

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v5i2.44882

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa em educação de enfermagem, Educação em enfermagem, Educação em pós-graduação.

Resumo

Este estudo foi baseado numa perspectiva teórica extraída do exercício da prática docente, em que ensino e pesquisa são elementos condutores e recondutores de uma práxis pedagógica transformadora, crítica e construtiva, cujo objetivo é integrar o conhecimento do aluno aos cursos de mestrado e graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. O estudo foi realizado no 2º semestre letivo de 1997 e contou com a participação de 26 alunos regularmente matriculados na disciplina Elementos de Pesquisa. No decurso do desenvolvimento da proposta didático-pedagógica, percebeu-se que a integração entre graduação e pós-graduação pode efetivar-se enquanto construção de um novo paradigma pela pesquisa, capaz de transformar as relações de produção do conhecimento entre docentes e discentes tendo por base as atividades de ensino-pesquisa.

Downloads

Como Citar

Soares, E., Silva, R. M. da, & Torres, R. A. M. INTEGRANDO ENSINO-PESQUISA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-TRANSFORMADORA. Cogitare Enfermagem, 5(2). https://doi.org/10.5380/ce.v5i2.44882

Edição

Seção

Artigo Original