USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87063Palabras clave:
Estudantes de Ciências da Saúde, Estudante de Enfermagem, Álcool, Tabaco, Cannabis.Resumen
Objetivo: verificar as substâncias psicoativas mais prevalentes entre alunos de cursos de graduação da área de saúde e a interferência destas no desempenho acadêmico.
Métodos: 115 acadêmicos de Enfermagem e Educação Física de Universidade pública do interior do Ceará, Brasil, responderam ao questionário Drug Use Screening Inventory, em 2021. Para análise dos resultados, utilizaram-se dos testes estatísticos de qui-quadrado de Pearson e da razão de verossimilhança.
Resultados: 65 (56%) alunos usavam analgésicos; 54 (47%) o álcool e 14 (12,2%) a maconha. Não houve associação estatística entre o uso de substâncias psicoativas e o desempenho acadêmico. Todavia, dentre aqueles que utilizavam analgésicos ou álcool, mais de 1/3 analisaram o desempenho como ruim/péssimo ou regular e metade dos que usavam maconha analisaram da mesma maneira o desempenho acadêmico.
Conclusão: o estudo contribuiu para o entendimento sobre as substâncias psicoativas prevalentes no contexto universitário e os aspectos associados, enfatizando a necessidade de intervenções.
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