O ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES PROBLEMA REFERENTE À PESQUISA EM SERES HUMANOS VIVENCIADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v8i2.1696Palabras clave:
Pesquisa, Ética, Seres HumanosResumen
Este artigo analisa as situações problemas referentes à pesquisa em uma instituição de saúde para a deliberação de bases a fim de construção de novos referenciais que pautam as ações em saúde e, nelas, a pesquisa. Entende-se ser pertinente refletir sobre o exercício da pesquisa em seres humanos para, com fundamento na bioética, reduzir riscos ao sujeito da pesquisa, bem como ao serviço de saúde. Portanto, apresentam-se as bases que se fundamentam as pesquisas em saúde e as situações problemas mais comumente encontradas como: confusão entre conceitos pesquisa, estudo e entrevista; descompasso nas informações requeridas e as disponíveis nos serviços; falta de apresentação de uma análise de mérito e de repercussões da pesquisa proponente; falta de um projeto de pesquisa com suas respectivas fases; inexistência do instrumento de consentimento informado a ser assinado pelos sujeitos da pesquisa; falta de comitês de ética em pesquisa nas instituições de ensino; e finalmente inadequado acompanhamento acadêmico do desenvolvimento das pesquisas e difusão ineficaz e insuficiente da norma regulamentadora de pesquisa em seres humanos Resolução 196/ 1996. Finaliza-se a reflexão apontando a necessidade de articulação entre as instituições formadoras e as prestadoras de serviços de saúde para a análise de questões que envolvem pesquisa em seres humanos.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.