ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v8i2.1693Palabras clave:
Enfermeiros assistenciais, comunicação terapêutica, relação de ajuda terapêutica, Health care nurses, therapeutic communication, therapeutic help relationship.Resumen
Esta pesquisa foi realizada com a participação de cinco enfermeiros assistenciais, em um hospital geral, localizado na região Oeste do Paraná, no período de 14/07 à 03/09 de 1999. Teve como objetivo descrever como enfermeiros assistenciais vivenciam a relação de ajuda terapêutica com o paciente internado em hospital geral, após um programa de educação continuada. Adotou-se como referencial teórico, conceitos de comunicação e relação de ajuda terapêutica. A opção metodológica foi a modalidade convergenteassistencial. Nas reuniões de grupo, para discussão dos conceitos sobre comunicação e relação de ajuda terapêutica, utilizamos um jogo educativo sobre o assunto. A análise dos dados evidenciou a adequação dos referenciais teórico e metodológico com o todo da pesquisa. Podemos concluir que os enfermeiros assistenciais foram capazes de construir conceitos e desenvolveremse no uso da relação de ajuda terapêutica.
Help care nurses building the therapeutic relationship in the general
Abstract
This research took place with five nurses participation in a general hospital, in the west of Paraná state, from 14/07 to 03/09/1999. It aimed to describe how nurses experience the therapeutic relationship with patients in hospital, after a continuous educational program. Communication and therapeutic relationship concepts were adopted for the theory. The methodology used was the care-convergent . In the meeting of the groups, which aimed discussing the concepts about communication and the therapeutic helpful relationship , we used an educational game about the subject. The data analysis was focused on the agreement of the theoretical and methodological framework with the whole research . We could conclude that nurses were able to build concepts and to improve their therapeutic help relationship.
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