Intervenções educativas para pessoas com diabetes no contexto pandêmico e pós-pandêmico da COVID-19

quase-experimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.96647pt

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Educação em Saúde, Letramento em Saúde, COVID-19, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de intervenções educativas para pessoas com diabetes no contexto pandêmico e pós-pandêmico da COVID-19.

Método: estudo quase-experimental. desenvolvido em um município da Paraíba, Brasil, de fevereiro a maio de 2023. Aplicou-se intervenções educativas com conteúdo extraído de uma cartilha validada em um grupo de 34 pessoas com diabetes. Utilizou-se um questionário para coleta dos dados sociodemográficos e para avaliação das práticas de prevenção da COVID-19 e de medidas específicas para manejo do diabetes. O teste t-student pareado foi utilizado para comparar as médias dos escores.

Resultados: observou-se mudanças positivas na lavagem e antissepsia das mãos e higiene do ambiente, no seguimento da dieta, na prática de exercícios físicos e nos valores das glicemias.

Conclusão: as intervenções resultaram em melhoria no conhecimento dos participantes, o que modificou algumas práticas de prevenção da COVID-19 e medidas específicas para o manejo do diabetes.

Biografia do Autor

Alex dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Graziela Silva Batista, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Residente em Atenção Hospitalar. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Camila Ferreira do Monte, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Erielton Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Carla Lidiane Jácome dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau, João Pessoa, PB, Brasil.

Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Lidiane Lima de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Publicado

20-05-2025

Como Citar

Silva, A. dos S., Batista, G. S., do Monte, C. F., da Silva, E. G., dos Santos, C. L. J., de Carvalho, M. A. P., & de Andrade, L. L. (2025). Intervenções educativas para pessoas com diabetes no contexto pandêmico e pós-pandêmico da COVID-19: quase-experimento. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.96647pt

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL