TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84706

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Simulação de Paciente, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever a experiência na elaboração e implementação de um curso remoto sobre Reanimação Cardiopulmonar para profissionais de saúde por meio da Telessimulação.

Desenvolvimento: relato de experiência de um curso para capacitação em Reanimação Cardiopulmonar, desenvolvido com 227 profissionais de saúde entre junho e julho de 2021, de forma remota e síncrona, no estado do Rio de Janeiro - Brasil. O curso foi ministrado para 35 turmas por meio da aplicação de: pré-teste; videoaula e pós-teste 1; e Telessimulação e pós-teste 2 com avaliação de percepção. Na avaliação, a Telessimulação se destacou como estratégia de motivação para maior aprendizado sobre o tema, evidenciado pelo aumento do número de acertos entre os testes.

Conclusão: o curso teve interesse dos participantes e se mostrou como estratégia de aprendizagem, sendo, ainda, considerado uma possibilidade de inovação para a educação permanente em saúde.

Biografia do Autor

Giselle Oliveira Azeredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - LINHA INOVAÇÃO E SIMULAÇÃO EM SAÚDE. giselleoazeredo@gmail.com

Renata Flávia Abreu da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

PROFESSORA ADJUNTA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. renata.f.silva@unirio.br

Andressa Teoli Nunciaroni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

PROFESSORA ADJUNTA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. andressa.nunciaroni@unirio.br

Caroliny Suhet Xavier Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). carolsuhet@edu.unirio.br

Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

PROFESSORA ADJUNTA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. vanessa.correa@unirio.br

Publicado

08-02-2023

Como Citar

Azeredo, G. O., Silva, R. F. A. da, Nunciaroni, A. T., Ferreira, C. S. X., & Corrêa, V. de A. F. (2023). TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84706

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso