TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84706

Palabras clave:

Treinamento por Simulação, Simulação de Paciente, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação em Saúde.

Resumen

Objetivo: descrever a experiência na elaboração e implementação de um curso remoto sobre Reanimação Cardiopulmonar para profissionais de saúde por meio da Telessimulação.

Desenvolvimento: relato de experiência de um curso para capacitação em Reanimação Cardiopulmonar, desenvolvido com 227 profissionais de saúde entre junho e julho de 2021, de forma remota e síncrona, no estado do Rio de Janeiro - Brasil. O curso foi ministrado para 35 turmas por meio da aplicação de: pré-teste; videoaula e pós-teste 1; e Telessimulação e pós-teste 2 com avaliação de percepção. Na avaliação, a Telessimulação se destacou como estratégia de motivação para maior aprendizado sobre o tema, evidenciado pelo aumento do número de acertos entre os testes.

Conclusão: o curso teve interesse dos participantes e se mostrou como estratégia de aprendizagem, sendo, ainda, considerado uma possibilidade de inovação para a educação permanente em saúde.

Biografía del autor/a

Giselle Oliveira Azeredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - LINHA INOVAÇÃO E SIMULAÇÃO EM SAÚDE. giselleoazeredo@gmail.com

Renata Flávia Abreu da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

PROFESSORA ADJUNTA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. renata.f.silva@unirio.br

Andressa Teoli Nunciaroni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

PROFESSORA ADJUNTA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. andressa.nunciaroni@unirio.br

Caroliny Suhet Xavier Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). carolsuhet@edu.unirio.br

Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

PROFESSORA ADJUNTA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. vanessa.correa@unirio.br

Publicado

2023-02-08

Cómo citar

Azeredo, G. O., Silva, R. F. A. da, Nunciaroni, A. T., Ferreira, C. S. X., & Corrêa, V. de A. F. (2023). TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84706

Número

Sección

Reporte de experiencia / Caso