Open Journal Systems

VIGILÂNCIA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DOS REGISTROS NA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA

Altamira Pereira da Silva Reichert, Daniele de Souza Vieira, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, Tarciane Marinho Albuquerque, Neusa Collet, Elenice Maria Cecchetti Vaz

Resumo


Objetivou analisar o registro de dados sobre vigilância do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de um ano na caderneta de saúde da criança. Estudo transversal com abordagem quantitativa. O material empírico foi coletado em 116 cadernetas, entre dezembro de 2012 e março de 2013, em João Pessoa – Paraíba. Para análise, utilizou-se o teste qui-quadrado e o exato de Fisher. Nenhuma caderneta continha registros acerca da saúde bucal e do número do cartão do Sistema Único de Saúde, 109 (94%) não apresentavam dados do pré-natal e 115 (99,1%) não tinham informações referentes às ações da Primeira Semana Saúde Integral. Houve associação significativa entre o número de consultas e idade das crianças e dados antropométricos, com maior porcentagem de falhas nos registros daquelas que tiveram entre uma e seis consultas. Espera-se que os profissionais de saúde reflitam sobre seu processo de trabalho quanto à valorização da Caderneta de Saúde da Criança.

Palavras-chave


Saúde da criança; Crescimento e desenvolvimento; Atenção primária à saúde; Registros de saúde pessoal; Saúde da Família.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i4.45256