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COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DO DIRETOR E DO COORDENADOR DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ/RJ

Miriam Garcia Leoni, Lúcia de Fátima Silva de Andrade, Elizabeth Carla Vasconcelos

Resumo


RESUMO: Trata-se de um relato de experiência de implantação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade

Estácio de Sá/RJ. O objetivo foi conhecer as competências requeridas pelos Coordenadores e pelo Diretor do Curso de

Graduação em Enfermagem para melhor gerenciar o processo de implantação. A Diretora com as Coordenadoras dos campi

se reuniram para uma auto-avaliação mediante o uso de um questionário com perguntas abertas sobre quais competências

deveriam ser desenvolvidas para melhor gerenciar o Curso. O questionário foi respondido pelos gerentes e a Diretora.

Essa auto avaliação ocorreu no ano de 2002, com os 3° e 4° períodos em curso ministrados em cinco campi: Campus

Rebouças, Campus Akxe, Campus Bangu, Campus Campos dos Goytacazes, Campus Nova Friburgo. Concluímos que

para realizar uma gerência eficiente e eficaz é necessário que as seguintes competências devam ser desenvolvidas:

competência técnica (conhecimento de Enfermagem), administrativa, pedagógica e emocional.


Palavras-chave


Programas de Graduação em Enfermagem; Gerência; Competência Profissional=pt; Nursing Graduation Programs; Management; Professional Competency=en; Programas de Graduación en Enfermería; Administración; Competencia profesional=es

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i2.12526