CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIO PARA ATIVAR PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Mariluci Alves Maftum
  • João Batista Campos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11973

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação superior, Profissionais de saúde.Distance education, Superior Education, Health professionals. Educación a distancia, Formación superior, Profesionales de salud.

Resumo

Neste artigo é relata a experiência de tutoria a um grupo de oito profissionais de diferentes áreas da saúde e de cidades do país, ligados à formação superior. Trata-se de curso de especialização a distância na modalidade semi-presencial com metodologias ativas nas perspectivas problematizadoras. Nos momentos presenciais e a distância trabalhou-se com Situações Problema, de um caderno que continha 22 textos elaborados pelos organizadores e docentes do Curso, os quais relataram situações vivenciadas em seu cotidiano como profissionais de saúde. Do mesmo modo, trabalhou-se com Relatos da Prática, elaborados pelos especializandos a partir de suas realidades de atuação, denominadas "aldeia". Todas as Situações Problemas e Relatos da Prática selecionados pelos especializandos permitiram, segundo seus depoimentos, aprofundar os conhecimentos nas três áreas previstas na proposta do curso: educacional, cuidado, político-gerencial.

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Publicado

05-08-2008

Como Citar

Maftum, M. A., & Campos, J. B. (2008). CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIO PARA ATIVAR PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 13(1). https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11973

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso