CONHECIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICO

Autores

  • Lúcia de Fátima Silva de Andrade
  • Lígia de Oliveira Viana

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11952

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação continuada, Enfermagem pediátrica.Nursing, Ongoing education, Pediatric nursing. Educación en enfermería, Educación continua, Enfermería pediátrica.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências.

Downloads

Publicado

05-08-2008

Como Citar

Andrade, L. de F. S. de, & Viana, L. de O. (2008). CONHECIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICO. Cogitare Enfermagem, 13(1). https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11952

Edição

Seção

Artigo Original