v. 12 n. 1 (2020)

Publicado: 2020-06-01
  • À maneira de introdução – relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física

    Juliano de Souza
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74249

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física

  • Desporto como expressão da relação entre natureza e cultura

    Rui Proença Garcia
    13-22
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74023
  • Educación Física y ciencia: una mirada historiográfica

    Evelise Amgarten Quitzau, Marcelo Moraes e Silva
    23-42
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.71916
  • Da polaridade bios-cultural à rede de sentidos – outros caminhos possíveis para a Educação Física

    Sérgio Oliveira Santos
    43-56
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.71987
  • Do corpo da biologia ao corpo da máquina: algumas considerações a partir do esporte

    Eduardo Galak, Fabio Zoboli, George Saliba Manske
    57-73
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73190
  • Os movimentos dualistas e as “jaulas de aço” da Educação Física brasileira

    Gabriel Carvalho Bungenstab
    74-89
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73219
  • Uma sociologia histórica do campo da Educação Física brasileira – rupturas e atualidade

    Cristiano Mezzaroba, Cláudia Emília Aguiar Moraes
    90-113
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73620
  • O processo de transformação da Educação Física: passagem da medicina higienista para a fisiologia do exercício

    Marco Bettine
    114-123
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74024
  • A dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física e uma prospectiva ontológica integrada

    Liciane Vanessa de Oliveira Mello Corrêa, Nataly de Carvalho Fugi, Carlos Herold Júnior, Giuliano Gomes de Assis Pimentel
    124-140
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73274
  • Ficções, “facções” e poder: olhares para a área de Educação Física a partir da obra “Divergente”

    Silvia Heuer, Rodrigo Tramutolo Navarro, Jonathan Rocha de Oliveira, André Mendes Capraro
    141-157
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.72120
  • Educação Física: para além da transdisciplinaridade, o fenômeno

    Guanis de Barros Vilela Junior
    158-165
    DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73627