O processo de transformação da Educação Física: passagem da medicina higienista para a fisiologia do exercício

Autores

  • Marco Bettine Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74024

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Higienismo, Biomedicina, Brasil.

Resumo

Este texto tem como objetivo debater o processo histórico de valorização da fisiologia do exercício frente ao desenvolvimento pluridimensional do Ser na Educação Física. A tese debatida aqui é que passamos do domínio da Medicina para o da Fisiologia. Este processo deu-se no nacional-desenvolvimentismo, pois construímos as bases legais para uma Educação Física pautada no alto-rendimento; neste período há uma valorização da área esportiva, principalmente de atletas e treinadores frente a formação de Professores. O Estado interviu no fomento de medidas para que a Educação Física fosse utilizado para formar atletas que servissem como exemplos estereotipados. A escola transformou-se em um palco das competições escolares que tinha reflexo não na experiência do aluno, mas em contextos exógenos como os Jogos Olímpicos.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Bettine, M. (2020). O processo de transformação da Educação Física: passagem da medicina higienista para a fisiologia do exercício. Revista Da ALESDE, 12(1), 114–123. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74024

Edição

Seção

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física