O processo de transformação da Educação Física: passagem da medicina higienista para a fisiologia do exercício
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74024Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Higienismo, Biomedicina, Brasil.Resumo
Este texto tem como objetivo debater o processo histórico de valorização da fisiologia do exercício frente ao desenvolvimento pluridimensional do Ser na Educação Física. A tese debatida aqui é que passamos do domínio da Medicina para o da Fisiologia. Este processo deu-se no nacional-desenvolvimentismo, pois construímos as bases legais para uma Educação Física pautada no alto-rendimento; neste período há uma valorização da área esportiva, principalmente de atletas e treinadores frente a formação de Professores. O Estado interviu no fomento de medidas para que a Educação Física fosse utilizado para formar atletas que servissem como exemplos estereotipados. A escola transformou-se em um palco das competições escolares que tinha reflexo não na experiência do aluno, mas em contextos exógenos como os Jogos Olímpicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).