O processo de transformação da Educação Física: passagem da medicina higienista para a fisiologia do exercício

Authors

  • Marco Bettine Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74024

Keywords:

Educação Física Escolar, Higienismo, Biomedicina, Brasil.

Abstract

Este texto tem como objetivo debater o processo histórico de valorização da fisiologia do exercício frente ao desenvolvimento pluridimensional do Ser na Educação Física. A tese debatida aqui é que passamos do domínio da Medicina para o da Fisiologia. Este processo deu-se no nacional-desenvolvimentismo, pois construímos as bases legais para uma Educação Física pautada no alto-rendimento; neste período há uma valorização da área esportiva, principalmente de atletas e treinadores frente a formação de Professores. O Estado interviu no fomento de medidas para que a Educação Física fosse utilizado para formar atletas que servissem como exemplos estereotipados. A escola transformou-se em um palco das competições escolares que tinha reflexo não na experiência do aluno, mas em contextos exógenos como os Jogos Olímpicos.

Published

2020-06-01

How to Cite

Bettine, M. (2020). O processo de transformação da Educação Física: passagem da medicina higienista para a fisiologia do exercício. The Journal of the Latin American Socio-Cultural Studies of Sport (ALESDE), 12(1), 114–123. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.74024

Issue

Section

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física