Uma sociologia histórica do campo da Educação Física brasileira – rupturas e atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73620Palavras-chave:
Campo da Educação Física, Sociologia histórica, Rupturas, AtualidadeResumo
Apresentamos algumas investigações e reflexões sobre a Educação Física Brasileira (EF), tendo como recorte de trabalho a análise sócio-histórica do campo baseada na fundamentação teórica de Bourdieu. Consideramos as rupturas e atualidades da EF quanto às implicações da crise dos anos 1980 nos domínios formativos, investigativos e pedagógicos. Levantamos as principais questões da crise do campo com Paiva em diálogo com outras produções teóricas da área e confrontamos a pertinência dessas questões do passado com a atual conjuntura da área. Na atualidade, embora considerando a dificuldade e os problemas em se analisar o presente, podemos visualizar algumas movimentações que evidenciam transformações no interior do campo diante das demandas sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).