Uma sociologia histórica do campo da Educação Física brasileira – rupturas e atualidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73620

Keywords:

Campo da Educação Física, Sociologia histórica, Rupturas, Atualidade

Abstract

Apresentamos algumas investigações e reflexões sobre a Educação Física Brasileira (EF), tendo como recorte de trabalho a análise sócio-histórica do campo baseada na fundamentação teórica de Bourdieu. Consideramos as rupturas e atualidades da EF quanto às implicações da crise dos anos 1980 nos domínios formativos, investigativos e pedagógicos. Levantamos as principais questões da crise do campo com Paiva em diálogo com outras produções teóricas da área e confrontamos a pertinência dessas questões do passado com a atual conjuntura da área. Na atualidade, embora considerando a dificuldade e os problemas em se analisar o presente, podemos visualizar algumas movimentações que evidenciam transformações no interior do campo diante das demandas sociais.

Author Biographies

Cristiano Mezzaroba, Departamento de Educação Física/UFS Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Educação Fisica e Ciências Sociais/UFSC
Mestre em Educação Física/UFSC

Doutor em Educação/UFSC

Cláudia Emília Aguiar Moraes

Mestre em Educação/UFSC

Doutora em Educação/UFSC

Published

2020-06-01

How to Cite

Mezzaroba, C., & Moraes, C. E. A. (2020). Uma sociologia histórica do campo da Educação Física brasileira – rupturas e atualidade. The Journal of the Latin American Socio-Cultural Studies of Sport (ALESDE), 12(1), 90–113. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73620

Issue

Section

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física