A dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física e uma prospectiva ontológica integrada
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73274Palavras-chave:
Epistemologia, Ontologia, Integração, Movimento Humano.Resumo
Apresentamos a categoria integração como possível superação da dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física (EF). Como metodologia, elegemos a pesquisa qualitativa, por meio da revisão integrada, destinada à exegese do trabalho de Norbert Elias, no qual as noções de primeira natureza, segunda natureza, evolução, desenvolvimento e integração operaram como nossas categorias analíticas. Destaca-se que a área se encontra em uma crise epistemológica que compromete seu paradigma ontológico, imerso na dualidade estabelecida entre as subáreas biodinâmica e sociocultural, com construções unilaterais de desenvolvimento humano. Assim, como superação dessa dicotomia do campo, propomos uma ontologia humana assente nas relações e imbricamentos dos processos biológicos, culturais, sociais e individuais, integrados e interdependentes, conceituada como biossocial. Concluímos, por meio da visualização do movimento humano de maneira integrada, a possibilidade de apreender o homem em sua totalidade, aplicando a metodologia pentadimensional em modalidades do campo, a fim de propiciar uma EF unificada e coerente com as relações sociais da contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).