A dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física e uma prospectiva ontológica integrada
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73274Palabras clave:
Epistemologia, Ontologia, Integração, Movimento Humano.Resumen
Apresentamos a categoria integração como possível superação da dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física (EF). Como metodologia, elegemos a pesquisa qualitativa, por meio da revisão integrada, destinada à exegese do trabalho de Norbert Elias, no qual as noções de primeira natureza, segunda natureza, evolução, desenvolvimento e integração operaram como nossas categorias analíticas. Destaca-se que a área se encontra em uma crise epistemológica que compromete seu paradigma ontológico, imerso na dualidade estabelecida entre as subáreas biodinâmica e sociocultural, com construções unilaterais de desenvolvimento humano. Assim, como superação dessa dicotomia do campo, propomos uma ontologia humana assente nas relações e imbricamentos dos processos biológicos, culturais, sociais e individuais, integrados e interdependentes, conceituada como biossocial. Concluímos, por meio da visualização do movimento humano de maneira integrada, a possibilidade de apreender o homem em sua totalidade, aplicando a metodologia pentadimensional em modalidades do campo, a fim de propiciar uma EF unificada e coerente com as relações sociais da contemporaneidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista acceden a las siguientes condiciones:
(a) Los autores retienen los derechos de copia (copyright) y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo asimismo bajo la licencia Creative Commons Attribution License que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que hagan referencia al autor o autores del trabajo y a su publicación en esta revista.
(b) Los autores son libres de realizar otros acuerdos contractuales para la distribución no exclusiva del artículo que publiquen en esta revista (como puede ser incluirlo en una colección institucional o publicarlo en un libro), siempre que indiquen claramente la publicación original del trabajo en esta revista.
(c) Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) en forma de "working paper" o "preprint" después del proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado. (Vea The Effect of Open Access).




