A dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física e uma prospectiva ontológica integrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73274

Palavras-chave:

Epistemologia, Ontologia, Integração, Movimento Humano.

Resumo

Apresentamos a categoria integração como possível superação da dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física (EF). Como metodologia, elegemos a pesquisa qualitativa, por meio da revisão integrada, destinada à exegese do trabalho de Norbert Elias, no qual as noções de primeira natureza, segunda natureza, evolução, desenvolvimento e integração operaram como nossas categorias analíticas. Destaca-se que a área se encontra em uma crise epistemológica que compromete seu paradigma ontológico, imerso na dualidade estabelecida entre as subáreas biodinâmica e sociocultural, com construções unilaterais de desenvolvimento humano. Assim, como superação dessa dicotomia do campo, propomos uma ontologia humana assente nas relações e imbricamentos dos processos biológicos, culturais, sociais e individuais, integrados e interdependentes, conceituada como biossocial. Concluímos, por meio da visualização do movimento humano de maneira integrada, a possibilidade de apreender o homem em sua totalidade, aplicando a metodologia pentadimensional em modalidades do campo, a fim de propiciar uma EF unificada e coerente com as relações sociais da contemporaneidade.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Corrêa, L. V. de O. M., Fugi, N. de C., Herold Júnior, C., & Pimentel, G. G. de A. (2020). A dicotomia biologia versus cultura no campo da Educação Física e uma prospectiva ontológica integrada. Revista Da ALESDE, 12(1), 124–140. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73274

Edição

Seção

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física