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Políticas de Formação Inicial e Continuada de Docentes Alfabetizadores

Carmen Sá Brito Sigwalt, Rosana Alburquerque Sá Brito, Sandra Regina Kirchner Guimarães

Resumo


Estudo que analisa três grandes momentos de formação docente de alfabetizadores e as políticas educacionais que os sustentam. O primeiro, denominado de tradicional; o segundo, chamado de construtivista; e o terceiro, que procura a superação dos dois primeiros momentos, buscando a junção das dimensões gráficas e semântica. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Os resultados do estudo evidenciaram os limites dos dois primeiros momentos e os avanços do terceiro período, bem como a necessidade da articulação de diferentes políticas junto às de formação docente

Palavras-chave


Formação docente; Aquisição da linguagem escrita; Políticas educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.46814