Políticas de Formação Inicial e Continuada de Docentes Alfabetizadores

Autores

  • Carmen Sá Brito Sigwalt Universidade Federal do Paraná
  • Rosana Alburquerque Sá Brito Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.46814

Palavras-chave:

Formação docente, Aquisição da linguagem escrita, Políticas educacionais

Resumo

Estudo que analisa três grandes momentos de formação docente de alfabetizadores e as políticas educacionais que os sustentam. O primeiro, denominado de tradicional; o segundo, chamado de construtivista; e o terceiro, que procura a superação dos dois primeiros momentos, buscando a junção das dimensões gráficas e semântica. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Os resultados do estudo evidenciaram os limites dos dois primeiros momentos e os avanços do terceiro período, bem como a necessidade da articulação de diferentes políticas junto às de formação docente

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Sigwalt, C. S. B., Brito, R. A. S., & Guimarães, S. R. K. (2016). Políticas de Formação Inicial e Continuada de Docentes Alfabetizadores. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.46814

Edição

Seção

Artigos