Open Journal Systems

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM: DOS MOTIVOS DA NÃO REALIZAÇÃO ÀS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

Flavia Pivotto, Wilson Danilo Lunardi Filho, Valeria Lerch Lunardi

Resumo


Quando se reflete sobre as desvantagens da prática de enfermagem não sistematizada, pode-se perceber o quanto se está deixando de valorizar a própria profissão, colaborando para sua estagnação. Esta situação pode ser visualizada, quando da não realização de prescrição de enfermagem, passando a equipe de enfermagem a guiar suas ações fundamentalmente pela prescrição médica, tornando aparentemente desnecessária a participação do enfermeiro nas tomadas de decisão. A implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma necessidade à definição, diferenciação e valorização da profissão e dos profissionais da enfermagem, além de ser exigida legalmente pela Resolução COFEN 272/2002. Com este estudo tivemos como objetivos: a) identificar os motivos da não realização da Prescrição de Cuidados de Enfermagem nas Unidades de Internação de um Hospital Universitário; b) apontar possíveis alternativas para o aprimoramento das ações de enfermagem e estratégias favoráveis à implantação, implementação e consolidação da prescrição de cuidados de enfermagem. Os dados foram colhidos através de um questionário, respondido por 37 (trinta e sete) enfermeiros. Obtivemos como resultado: a falta de credibilidade e a cultura da desvalorização da prescrição de enfermagem; a exiguidade do tempo, a carência de pessoal e o não estabelecimento de prioridades na realização e organização do trabalho da enfermagem; percepções sobre suas repercussões na organização do trabalho, qualidade da assistência e valorização profissional e possíveis estratégias para sua realização.

Nursing prescription: the reason why nursing care was not carried out and the problable implementing strategies

Abstract

This study objectified: a) identify the reasons why Nursing Care Prescription was not being carried out in the Admittance Units of a Teaching Hospital; b) point out feasible alternatives to foster favorable nursing actions and strategies to set up, implement and consolidate nursing care prescription. Data were gathered through a questionnaire answered by 37 (thirty-seven) nurses. The result was as follows: unreliability and culture for undervaluing nursing prescription; lack of time; staff shortage; non-outlined priorities in order to carry out and organize nursing tasks; perceptions on the repercussion of work organization, quality-level of practice and professional valuing, besides feasible strategies to carry it out.


Palavras-chave


Sistematização da Assistência de Enfermagem; prescrição de enfermagem; valorização profissional; Computerized Nursing Practice; nursing prescription; professional valuing.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v9i2.1714