INTERVENÇÕES BREVES JUNTO A UTENTES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM USO DE RISCO E NOCIVO DE ÁLCOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73502

Palavras-chave:

Alcoolismo, Consumo de Bebidas Alcoólicas, Serviços Preventivos de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções.

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito das intervenções breves na redução do consumo de álcool em utentes de uma Unidade de Saúde Familiar.
Método: estudo pré-experimental, avaliação antes e depois (quatro meses) de 205 utentes (grupo único). Utilizou-se o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). A coleta ocorreu em Coimbra, Portugal, nos meses de maio/junho e setembro/outubro de 2019. Utilizou-se o teste Wilcoxon para avaliação dos efeitos das intervenções.
Resultados: na primeira avaliação, 189 (92,2%) encontravam-se na zona I; 15 (7,3%) na zona II e 1 (0,5%) na zona IV. No seguimento, quatro meses após as intervenções com os 15 utentes que pontuaram zona 2, teve-se perda da amostra de 5, demonstrando que 6 (60%) pontuaram zona I, 3 (30%) zona II e 1 (10%) zona III.
Conclusão: as intervenções breves são recursos efetivos na detecção precoce do consumo de álcool, sendo necessários à disseminação nos cuidados primários à saúde.

Biografia do Autor

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2004). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Programa de Saúde da Família (FACISA), Revisão Sistemática e Metanálise (USP) e em Álcool e outras Drogas (USP). Mestre em Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós doutora em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGE do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (USP), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Adicções - Álcool & outras drogas (NEPEAA) - CNPq. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Campus Binacional)Tem experiência nas áreas de Saúde Mental, Álcool e outras drogas.

Ana Cristina Pais Abreu Ferreira, Unidade de Saúde Familiar Rainha Santa Isabel

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária. Atua como enfermeira no Centro de Saúde Santa Clara, Unidade de Saúde Familiar Rainha Santa Isabel, Coimbra, Portugal.

Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde (UICISA:E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Concluiu Doutoramento em Enfermagem pela Universidade de Lisboa em 2010. Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Editor Adjunto da Revista de Enfermagem Referência. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 8 trabalhos em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Possui 79 itens de produção técnica. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 54 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: adolescente; álcool; promoção da saúde; enfermagem.

Publicado

28-11-2020

Como Citar

Branco, F. M. F. C., Ferreira, A. C. P. A., & Barroso, T. M. M. D. de A. (2020). INTERVENÇÕES BREVES JUNTO A UTENTES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM USO DE RISCO E NOCIVO DE ÁLCOOL. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73502

Edição

Seção

Artigo Original