Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
ANPUH
Estatísticas
Search
Periódicos UFPR
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 2 No. 5 (2018)
Vol. 2 No. 5 (2018)
Revista de História e Historiografia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4
Published:
2018-07-23
Expediente / Initials pages
Revista de História e Historiografia da Educação
p. 1-2
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
p. 3-5
PDF (Português (Brasil))
Fluxo Contínuo
A coluna “Chronica da Moda” de Mariana Coelho: educação e emancipação feminina em debate (Curitiba - 1901) / Mariana Coelho’s column Chronica da Moda: feminine education and emancipation under discussion (Curitiba - 1901)
Alexandra Padilha Bueno
p. 6-26
PDF (Português (Brasil))
Métodos, debates e projetos: as atuações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação (1900-1930) / Methods, debates and projects: the activities of the Brazilian Historical and Geographical Institute in education (1900-1930)
Thaís de Melo
p. 27-52
PDF (Português (Brasil))
Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: associativismo negro e educação no pós-abolição / I will learn to read to teach my comrades: black associativism and post-abolition education
Jonatas Roque Ribeiro
p. 53-75
PDF (Português (Brasil))
A arte como ferramenta de educação popular na Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal-RJ (1927-1930) / Art as a tool for popular education in the Reform of the Public Instruction of the Federal District-RJ (1927-1930)
José Roberto Pereira Peres
p. 76-93
PDF (Português (Brasil))
Cultura escolar nos cadernos de um professor de escola rural (Corralito-MT, 1930 a 1960) / Presence of school culture in a teacher's notebooks of rural school (Corralito-MT, 1930-1960)
Kênia Hilda Moreira, Luzia Aparecida Morais Dutra
p. 94-113
PDF (Português (Brasil))
História do Brasil como saber escolar nos livros didáticos dos exames de admissão ao Ginásio (1931-1971) / History of Brazil as school knowledge in the textbooks of middle school entrance exams (1931-1971)
Cristiani Bereta da Silva
p. 114-141
PDF (Português (Brasil))
Uma atuação ocultada: Joel Martins no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (1956-1959) / A hidden role: Joel Martins at Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (Regional Center for Educational Research of São Paulo) (1956-1959
Samir Ahmad dos Santos Mustapha
p. 142-160
PDF (Português (Brasil))
Das escolas de aprendizes e artífices; dos patronatos e escolas agrícolas à criação e impactos do IFSULDEMINAS / From the schools of apprentices and craftsmen; from employers and agricultural schools to the creation and impacts of IFSULDEMINAS
Paulo Roberto Ceccon, Sônia Aparecida Siquelli
p. 161-178
PDF (Português (Brasil))
A historiografia da educação brasileira a partir da leitura de periódicos científicos especializados: RBHE e HISTEDBR On Line (2000-2010) / The historiography of brazilian education from the reading of specialized scientific magazines: RBHE and HISTEDBR On Line (2000-2010)
Sauloéber Tarsio de Souza
p. 179-210
PDF (Português (Brasil))
História da educação na Amazônia brasileira: um balanço historiográfico recente / History of education in the brazilian Amazon: a recent historiographic balance
Rafaela Paiva Costa, Felipe Tavares de Moraes
p. 211-233
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
Cartografias da cidade (in)visível: setores populares, cultura escrita, educação e leitura no Rio de Janeiro imperial
Giuslane Francisca da Silva
p. 234-239
PDF (Português (Brasil))
Keywords
Language
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission