História da educação na Amazônia brasileira: um balanço historiográfico recente / History of education in the brazilian Amazon: a recent historiographic balance

Autores

  • Rafaela Paiva Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Felipe Tavares de Moraes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i5.56897

Palavras-chave:

História da Educação no Brasil, Lugar institucional de produção, Pós-Graduação, Amazônia / History of Education in Brazil, Institutional production place, Postgraduate studies, Amazon

Resumo

Este artigo propõe uma análise da produção acadêmica sobre História da Educação na Amazônia brasileira, tomando por base as teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História da região, desde as suas fundações até 2014. O objetivo é fazer um exame crítico da estruturação regional do Campo na perspectiva conceitual do lugar institucional de produção. Temas de pesquisa, corpus documental, periodizações e aportes teórico-metodológicos foram as categorias observadas nos trabalhos. Consideramos também outros balanços realizados em âmbito nacional e regional, que nos serviram de marcos referenciais. Nesse sentido, formulamos um balanço parcial sobre a produção relacionada ao seu desenvolvimento institucional geograficamente marcado e a construção de uma tradição epistemológica própria na região, em diálogo com as tradições consolidadas de outras regiões do país (sobretudo, o Sudeste), na composição diversa, desigual e intercambiante da pesquisa em História da Educação no Brasil.

* * *

This article proposes an analysis of the academic production of History of Education in the Brazilian Amazon, based on the thesis and dissertations defended at Education and History Post Graduate Programs of the region, from its foundation until 2014. The objective is to take a critical exam of the regional structuring of the field in the conceptual perspective of the institutional production place . Research topics, documentary corpus, periodization and theoretical-methodological contributions were the categories observed in this work. We also considered other balance sheets carried out in national and regional groups, which served as benchmarks. In this context, it was formulated a partial balance on a production related to its institutional development, geographically marked, and a construction of a proper epistemological tradition in the region, in a dialogue with consolidated traditions of other regions of the country (mainly the Southeast), in the diverse, unequal and interchanging composition of research in the History of Education in Brazil.

Biografia do Autor

Rafaela Paiva Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada no curso de Licenciatura e Bacharelado em História da mesma instituição. Integra o Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE/UFMG). Tem experiência na área de História da Educação, com ênfase em Educação na Primeira República, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento Histórico Escolar, Manuais Escolares, Formação de Professores e Ensino de História no Brasil.

Felipe Tavares de Moraes, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) - Linha de Pesquisa: História da Educação e Historiografia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) em 2011, na Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Graduado (Licenciatura/Bacharelado) em História na Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais e História da Educação na Primeira República no Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Relações Étnico-Raciais, Lei nº10.639/2003, Teorias Raciológicas, Intelectuais, Elite Política e Política Educacional.

Downloads

Publicado

2018-07-23

Como Citar

Costa, R. P., & Moraes, F. T. de. (2018). História da educação na Amazônia brasileira: um balanço historiográfico recente / History of education in the brazilian Amazon: a recent historiographic balance. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(5), p. 211–233. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i5.56897

Edição

Seção

Fluxo Contínuo