v. 1 n. 3 (2017)

					Visualizar v. 1 n. 3 (2017)
Revista de História e Historiografia da Educação
Publicado: 2017-08-27
  • Expediente

    Revista de História e Historiografia da Educação
    p. 1-2
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.54692
  • Editorial

    Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
    p. 3-7
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.53877

Fluxo Contínuo

  • Escola Brasileira: o projeto de educação moral para a mocidade em José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu (1756-1835)

    Dalvit Greiner de Paula, Vera Lúcia Nogueira
    p. 8-29
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50875
  • Inculcar a seriedade mediante a alegria: um estudo das comemorações escolares no campo educacional (finais do século XIX e início do XX)

    Renata Marcílio Cândido, Denice Barbara Catani
    p. 30-52
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51579
  • Educação e identidade nacional argentina (1884-1913)

    Vitor Hugo Silva Néia
    p. 53-71
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50250
  • O conhecimento a serviço da fé: noções de ciência na Revista Vozes de Petrópolis (1907 a 1917)

    Isabel Bilhão
    p. 72-93
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.53126
  • A imprensa operária e a História da Educação: uma análise das contribuições dos jornais O Labor e O Confederal para a História da Educação nos anos iniciais de Belo Horizonte

    Renata Garcia Campos Duarte
    p. 94-113
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51371
  • O coronel e o professor: o ensino público na dinâmica do sistema coronelista de poder na região de colonização italiana

    Giovani Balbinot, Jéssica Adriana Pacheco Groders
    p. 114-139
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51751
  • Aurora Collegial: um jornal dos alunos do Colégio Anchieta

    Ligia Bahia Mendonça
    p. 140-160
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50678
  • Indícios de interdições ao discurso feminino e suas formas de resistência: a revista Careta e a vontade de verdade (1914-1918)

    Fernanda Conceição Costa Frazão
    p. 161-181
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51951
  • Bourdieu, Gramsci e Foucault: notas para análise de fontes imprensas para história da educação a partir da história intelectual

    Eliezer Felix de Souza
    p. 182-207
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51135
  • Educação e outros mitos: cenas de São Paulo no IV Centenário

    Fernanda Franchini
    p. 208-231
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50834
  • Infâncias por escrito: cartas de escolares em um suplemento infantil catarinense (1972-1987)

    Luciana Mara Espíndola Santos, Maria Teresa Santos Cunha
    p. 232-254
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.52752
  • La escuela secundaria argentina (1960-2010). Fuerzas y tensiones en sus prácticas de enseñanza

    Fernando Cazas
    p. 255-277
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.52230
  • As humanidades em tempos de neoliberalismo: o modus operandi de duas universidades jesuítas na América Latina

    João Batista Storck
    p. 294-319
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51162
  • O Memorial do Colégio Dom Bosco de Petrolina-PE (1996-2015)

    Jardel Costa Pereira, Rozângela do Nascimento Pereira
    p. 320-334
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50784

Documentos

  • Relatório de avaliação do II Encontro de Pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar: arquivos, acervos e museus

    GT História da Educação ANPUH-RS
    p. 335-339
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.54852
  • Errata

    Revista de História e Historiografia da Educação
    p. 340
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.73673