A imprensa operária e a História da Educação: uma análise das contribuições dos jornais O Labor e O Confederal para a História da Educação nos anos iniciais de Belo Horizonte

Autores

  • Renata Garcia Campos Duarte Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51371

Palavras-chave:

Associações operárias, Belo Horizonte, Educação, História da educação, Imprensa operária.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância da utilização de impressos operários enquanto fonte para as pesquisas em história da educação, analisando alguns debates e ideias educacionais presentes em dois jornais operários de origem associativa: O Labor, da Confederação Auxiliadora dos Operários, e O Confederal, do Centro Confederativo dos Operários. As associações responsáveis pelos periódicos foram constituídas nos primeiros anos de existência de Belo Horizonte, cidade construída para sediar a nova capital do Estado de Minas Gerais. Os impressos operários, por sua vez, são entendidos em suas particularidades tendo-se em vista as suas características, os quais divulgavam algumas ideias e debates, como os referentes ao campo educacional. A partir da análise dos jornais foi apurada a existência de demandas e propostas por educação para todas as classes sociais, visto que o ensino em Belo Horizonte não era ofertado a todos, ou se era oferecido, não alcançava as classes sociais menos favorecidas.

The working class press and the History of Education: an analysis of the contributions of the newspapers The Labor and The Confederal to the History of Education in the initial years of Belo Horizonte. This article aims to discuss the importance of the use of working class press as a source for research in the history of education, analyzing some debates and educational ideas present in two workers' newspapers of associative origin: The Labor, of the Auxiliary Confederation of Workers, and The Confederal, of the Confederative Center for Workers. The associations responsible for the periodicals were constituted in the first years of existence of Belo Horizonte, city built to host the new capital of the State of Minas Gerais. The working class periodicals, in turn, are understood in their particularities in view of their characteristics, which disseminated some ideas and debates, such as those concerning the educational field. From the analysis of the newspapers, the existence of demands and proposals for education for all social classes was verified, whereas the education in Belo Horizonte was not offered to all, or if it was offered, it did not reach the less favored social classes. Keywords: Workers associations; Belo Horizonte; Education; History of education; Working class press.

Biografia do Autor

Renata Garcia Campos Duarte, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre em História Social, linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008).

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

Duarte, R. G. C. (2017). A imprensa operária e a História da Educação: uma análise das contribuições dos jornais O Labor e O Confederal para a História da Educação nos anos iniciais de Belo Horizonte. Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(3), p. 94–113. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51371

Edição

Seção

Fluxo Contínuo