O Memorial do Colégio Dom Bosco de Petrolina-PE (1996-2015)

Autores

  • Jardel Costa Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Poços de Caldas MG http://orcid.org/0000-0003-0978-2873
  • Rozângela do Nascimento Pereira Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos na Universidade do Estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50784

Palavras-chave:

Memorial, História, Escola, Memória, Arquivo.

Resumo

Há várias formas de escrever a história da educação e da pedagogia. A maneira escolhida e apresentada nesse trabalho é um memorial escolar, que pode ser um instrumento importante onde se encontra documentos reveladores de como era a escola no passado. O manejo de fontes documentais e de arquivo, a consolidação de centro de memória educativos e pedagógicos, são aqui apresentados como uma possibilidade e um local de aprendizado/treinamento de futuros historiadores/pesquisadores; uma prática que pode, unida à teoria, atrair jovens estudantes tanto da área da Pedagogia como também da História. Um outro foco importante também desse trabalho é perceber como um teórico constrói os seus objetos de estudo e de como esses podem ser utilizados pela História da Educação e da Pedagogia.

The Memorial of Dom Bosco College of Petrolina-PE (1996-2015). There are many ways to write the History of Education and Pedagogy. The one chosen and presented in this work is a school memorial, a very important instrument, with which one can find documents that reveal how schools worked in the past. This work presents the handling of document and file sources and the consolidation of educational and pedagogical memorial centers as a possibility and a place to learn/train future historians/researches; a practice that may, along with theory, attract young students in Pedagogy and History fields. Another important focus of this work is to note how a theoretician creates their study objects and how they can be used by the History of Education and Pedagogy. Keywords: Memorial; History; School; Memory; Files.

Biografia do Autor

Jardel Costa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Poços de Caldas MG

Possui graduação em Filosofia com habilitação em História pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas - SFNSC; especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea no Brasil pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ;  mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP.  Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares, Filosofia e Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira (séculos XIX e XX); Cultura Escolar; Educação; Educação, gênero e formação de professores; Aprendizagem, pensamento filosófico e atuação dos Intelectuais da Educação. Realizou o doutorado-sanduíche na Universidade Loyola de Chicago USA, sob a co-orientação do Professor Dr. Noah Sob. É membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas de História e Educação (GIEPHE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é também pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Atua como professor universitário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Poços de Caldas MG.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

Pereira, J. C., & Pereira, R. do N. (2017). O Memorial do Colégio Dom Bosco de Petrolina-PE (1996-2015). Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(3), p. 320–334. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50784

Edição

Seção

Fluxo Contínuo