Educação e identidade nacional argentina (1884-1913)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50250

Palavras-chave:

Educação, Argentina, Identidade nacional, História da Educação.

Resumo

Na segunda metade do século XIX, a educação pública passou a desempenhar papel central para o fortalecimento institucional do Estado argentino e a consolidação da identidade nacional. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir a relação entre escola e nacionalidade, tendo como recorte dois temas fundamentais para a história educacional do país: a promulgação da Lei de Educação Comum, em 1884, e o projeto de educação patriótica capitaneado pelo Conselho Nacional de Educação durante a gestão de Ramos Mejía (1908-1913). Partindo da análise de seus significados e desdobramentos, pretende-se demonstrar como as políticas públicas educacionais contribuíram para selecionar e difundir os elementos mais convenientes à formação simbólica da nação, inviabilizando aspectos culturais e sujeitos sociais vistos à margem da verdadeira “argentinidade”.

Education and Argentinian national identity (1884-1913). Abstract: In the second half of the 19th century, public education started to play a vital role to Argentinian State institutional strengthening and national identity consolidation. This article aims to discuss relation between school and nationality, by means of two central subjects on educational history of the country: Common Education Law of 1884 and patriotic education project, headed by National Council of Education during Ramos Mejía administration (1908-1913). Based on analyses of its meanings and deployments, it seeks to demonstrate how public policies contributed to select and disseminate most convenient elements to symbolic formation of the Nation, making invisible cultural aspects and social individuals seen as apart from the truly “Argentinity”. Keywords: education; Argentina; national identity; History of Education.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Silva Néia, Universidade de São Paulo

Bacharel e Mestre em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisa sobre cultura popular e nacionalismo argentino. Pós-graduado em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC. Técnico em Museologia pelo Centro Paula Souza (2008). Experiência profissional em relações institucionais, memória organizacional, patrimônio museológico e produção e montagem de exposições de artes plásticas, história e arqueologia. Foi assistente pessoal do arquiteto e museólogo Julio Abe Wakahara, idealizador do conceito de "museu de rua", antigo professor da FAU-USP e um dos pesquisadores pioneiros sobre a arquitetura colonial paulista. Organizador, pesquisador e autor do catálogo "Memórias da Infância" (sobre brinquedos e brincadeiras tradicionais), vencedor do Prêmio Aberje 2010 de Comunicação Empresarial em São Paulo e finalista nacional, na categoria Publicação Especial. Desde 2009, atua no Museu Histórico mantido pela Fundação Bradesco. Atualmente, estrutura seu projeto de pesquisa de Doutorado sobre a obra dos folcloristas Cornélio Pires (Brasil) e John Lomax (Estados Unidos).

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Publicado

2017-08-27

Como Citar

Néia, V. H. S. (2017). Educação e identidade nacional argentina (1884-1913). Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(3), p. 53–71. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50250

Edição

Seção

Fluxo Contínuo