Revista X

A Revista X, de publicação semestral, é um veículo para a divulgação de estudos na área de Letras. Tendo como público alvo profissionais de ensino (professores e pesquisadores), a Revista X tem como principal objetivo oportunizar um fórum que veicule ideias e projetos de pesquisa em vários estágios de desenvolvimento, desde projetos iniciais até pesquisas avançadas em diferentes níveis de aprofundamento. A Revista X objetiva a divulgação de trabalhos inéditos (artigos, entrevistas, resenhas e relatos de sala de aula) nas áreas de Linguística Aplicada, Linguística, Ensino-aprendizagem de Línguas (maternas, não-maternas, estrangeiras, adicionais etc.), Ensino-aprendizagem de Literaturas, Análise do Discurso, Estudos Culturais e, ainda, Formação de Professores de Línguas.


A Revista X está classificada como B2 na lista de periódicos classificados pelo Webqualis.


Número atual: http://revistas.ufpr.br/revistax/issue/current


Diretrizes para autores e submissão de trabalhos: http://revistas.ufpr.br/revistax/about/submissions#onlineSubmissions


Caso já seja cadastrado na Revista X, e queira iniciar uma nova submissão: http://revistas.ufpr.br/revistax/author/submit

 

 

Notícias

 

Chamadas em aberto

 

Chamada para Dossiê Temático - Métodos visuais na investigação com públicos plurilíngues: visões multidisciplinares

Organizadores: Tatyana Scheila FRIEDRICH (UFPR), Bruna Pupatto RUANO (UFPR), Francisco CALVO DEL OLMO (UFPR) e Sílvia MELO-PFEIFER (Universität Hamburg)

Ementa: Os métodos visuais têm ganhado visibilidade crescente na investigação junto de públicos plurilíngues e na formação profissional, docente ou não (por exemplo: CHIK et al, 2018; KALAJA & MELO-PFEIFER, 2019; MOLINIÉ, 2009; MOORE & CASTELLOTTI, 2011). Quer seja por meio de uso de colagens, fotografia ou desenho, para nomear apenas alguns suportes, os métodos visuais permitem aceder a representações de línguas e culturas, conteúdos disciplinares, e outros. No caso de trabalho com públicos plurilíngues, os métodos visuais permitem aceder ainda a representações acerca das próprias vivências de sujeitos plurilíngues e dos complexos processos subjacentes ao tornar-se plurilíngue. Mais ainda, no caso de sujeitos plurilíngues que ainda não dominam a língua maioritária ou/e de investigação, os métodos visuais permitem construir um espaço de pesquisa e de intersubjetividade que não passa apenas pela expressão linguística (como no caso de entrevistas ou questionários escritos), diminuindo as relações hierárquicas entre investigador e participantes na investigação, colocadas durante situações de comunicação exolíngues. Dando uma voz multimodal aos sujeitos plurilíngues, os métodos visuais permitem uma aproximação menos “logocêntrica” ao complexo universo de representações e modos de expressão desses sujeitos. O presente número aceitará propostas de publicação teóricas e teórico-práticas. No caso de artigos exclusivamente teóricos, eles deverão centrar-se no uso de métodos visuais na investigação, designadamente na fase de recolha de dados, e poderão abarcar temas como aproximações e afastamentos em relação a outros métodos, questões éticas e metodológicas e ainda sobre as vantagens e os limites das análises efetuadas com recurso a estes métodos, quer em geral, quer no âmbito de uma eventual paisagem disciplinar selecionada pelo autor. No caso de artigos de cariz teórico-prático, esses deverão dar conta de investigações empíricas que, partindo de embasamentos disciplinares particulares e relativos às questões de investigação específicos das pesquisas apresentadas, tenham partido do uso de métodos visuais junto de públicos plurilíngues (migrantes e refugiados, aprendentes e professores de línguas ou outros), em diversas áreas disciplinares (Didática de línguas, mas não a elas se limitando, Direito, Linguística Aplicada, Psicologia ou outras). Nestes casos, espera-se que os autores das propostas reflitam criticamente acerca dos processos e dos resultados da pesquisa recorrendo a métodos visuais, nos contextos por eles abordados.

Submissões deverão ser feitas exclusivamente pelo portal da Revista X, seguindo as Diretrizes para Autores: https://revistas.ufpr.br/revistax/about/submissions#authorGuidelines

As contribuições poderão ser submetidas em português e em inglês. Prazo para submissão: 01 de agosto a 12 de outubro de 2020.

E-mail para contato: francisco.olmo@ufpr.br

 

A Revista ainda esclarece que, oportunamente, será lançada a chamada para contribuições para a edição atemática de fluxo contínuo de 2021.1. Textos submetidos fora do cronograma de "chamadas em aberto" serão devolvidos aos autores.

A Revista X publica, semestralmente, um número de Fluxo Contínuo atemático. O cronograma de publicação ocorre de acordo com as chamadas em aberto.

Ademais, a Revista publica, semestralmente, um Dossiê Temático conforme suas chamadas específicas.
Convidamos os autores interessados a visitarem o site da Revista para acompanhar as chamadas e lançamentos dos Dossiês.
 
Orientamos, ainda, os autores a acessarem o menu "Sobre" para conhecerem as Políticas Editorais e as Diretrizes na ocasião da submissão de um manuscrito.
 
Publicado: 2020-07-17
 

Números em andamento

 
  

Dossiê Temático - Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola Sem Partido

Submissões encerradas em 28/04/2020.

Previsão de publicação: Outubro/2020.

 

Fluxo Contínuo - 2º semestre de 2020

Submissões encerradas em 05/07/2020.

Previsão de publicação: Dezembro/2020

 
Publicado: 2020-07-17
 
Outras notícias...

v. 15, n. 3 (2020): Edição de Fluxo Contínuo - Jan/Jul


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