Ensino de conversação na aula de língua inglesa

uma proposta metodológica para a escola regular brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97451

Resumo

RESUMO:

Este artigo relata uma proposta para o ensino de habilidades conversacionais na aula de língua inglesa das escolas brasileiras. Para isso, o projeto propõe a aplicação de uma metodologia fundamentada por  resoluções de problemas (PBL - Problem Based Learning) e aprendizagem ativa. A discussão, no entanto, pode ser utilizada para pensar o ensino de outras línguas estrangeiras também. Escolhe-se discutir especificamente a questão da língua inglesa por ser a língua estrangeira de caráter obrigatório a partir dos anos finais do ensino fundamental nos currículos escolares brasileiros (ORBAN; NOBELLI, 2019). Por fim, espera-se que esta proposta auxilie professores de língua inglesa a inserir práticas conversacionais em suas aulas, bem como aprimorar e consolidar tais habilidades em seus estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Ativa; Ensino de Inglês; Conversação.

Biografia do Autor

Nathalie Souza Kappke, UFRGS

Licenciada em Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020), mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UFRGS (2022). Tem experiência com o ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira desde 2013. Dentro da UFRGS, foi monitora das disciplinas Estudos Literários e Cultura Inglesa. Participou como bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Mochileiros de outros Mares de 2016 a 2017, no qual pesquisou Escrita Feminina, com ênfase na obra ensaística de Virginia Woolf. Paralelamente, colaborou em projetos relacionados à Literatura e Cultura Russa. Durante o mestrado, pesquisou o Künstlerroman nas séries Little Women, de Louisa May Alcott e Napolitana, de Elena Ferrante. Atualmente, é professora de Língua Inglesa na rede públical do município de Porto Alegre.

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

Souza Kappke, N. (2025). Ensino de conversação na aula de língua inglesa: uma proposta metodológica para a escola regular brasileira. Revista X, 19(4), 1254–1273. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97451

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 4, 2024