Entre fatos e forma
a verdade estética e a verdade histórica em Salammbô
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97335Resumo
A dicotomia entre a verdade histórica e a verdade estética é um tema central na análise do material histórico. Aristóteles, em sua Poética, afirma que o historiador é distinto do poeta pela veracidade dos eventos narrados, enquanto o poeta explora o que poderia ter acontecido. Em contraste, Certeau (2015) argumenta que a escrita da história é uma forma de arte interpretativa, onde o historiador tece uma narrativa que reflete sua compreensão e interpretação dos eventos. Nessa perspectiva, o presente trabalho examina como Flaubert, em Salammbô, navega por essa tensão entre a verdade histórica e a verdade estética. Os resultados sugerem que, apesar de empregar uma estética literária repleta de descrições vívidas, Flaubert mantém uma perspicaz visão histórica, oferecendo uma representação que não apenas reconta eventos passados, mas também os interpreta de maneira crítica. Através da análise das ideias de Lukács (2011), Carpeaux (2008) e Burke (1969), o estudo também destaca como o autor francês utiliza o material histórico para transcender a simples reconstituição de fatos, alcançando uma verdade estética que reflete as complexidades e nuances da história. Assim, Salammbô se apresenta não somente como um romance histórico, mas como uma reflexão sobre a própria natureza da história e da verdade.
Referências
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