Japanese folk narratives and Brazilian amazon region stories in the EAL classroom

a storytelling approach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97462

Resumo

RESUMO: Este trabalho é referente a uma aplicação do storytelling de narrativas folclóricas como abordagem intercultural de ensino de língua inglesa. O principal objetivo é analisar as produções das narrativas de alunos de Inglês como língua estrangeira (nível A1). O referencial teórico está dividido em quatro secções referentes: elementos da narrativa, adaptados das propostas de Meyer and Miller (2019) e Gill (1985); interculturalidade como uma abordagem para o ensino de língua estrangeira; animes utilizados como materiais autênticos e os conceitos de mitos, lendas e folclore, também utilizados como recursos educacionais na abordagem deste trabalho. A metodologia utilizada seguiu um viés qualitativa de cunho exploratório e de observação participante, conduzida mediante uma sequência didática aplicada em sala de aula, ao qual utilizaram-se animes como materiais autênticos retratando o folclore japonês, narrativas folclóricas da região amazônica e os elementos da narrativa como objeto de estudo para o storytelling dos alunos, em formato textual e em língua inglesa. Finalmente, foi compreendido que o storytelling como abordagem de ensino foi positivamente eficaz, em conjunto com a utilização de animes e das narrativas folclóricas da Amazônia.

Palavras-chave: Storytelling, Interculturalidade, Narrativas Folclóricas, Abordagem de ensino.

Biografia do Autor

Marcos Gabriel Cardoso Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Marcos Gabriel Cardoso Silva: Graduado em Letras – Língua Inglesa na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST), da Universidade Federal do Pará (UFPA) – campus Bragança. Foi bolsista da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (PROINTER), atuando como professor-tutor de língua inglesa de 2023 a 2024; bolsista voluntário do projeto EMI BRAZIL: Inglês como meio de instrução no contexto brasileiro em 2023 e bolsista do projeto Materiais autênticos e cultura pop: ensino de língua inglesa com foco na interculturalidade em 2022.

Rafael de Souza Timmermann, Universidade Federal do Pará

Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA/Bragança) na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST). Graduado em Letras Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas (UNICRUZ), especialista em Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (UPF), mestre e doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo/UPF, com ênfase nas áreas de Enunciação e Ensino de Língua Estrangeira.

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

Cardoso Silva, M. G., & de Souza Timmermann, R. (2025). Japanese folk narratives and Brazilian amazon region stories in the EAL classroom: a storytelling approach. Revista X, 19(4), 1123–1146. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97462

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 4, 2024