Japanese folk narratives and Brazilian amazon region stories in the EAL classroom
a storytelling approach
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97462Resumo
RESUMO: Este trabalho é referente a uma aplicação do storytelling de narrativas folclóricas como abordagem intercultural de ensino de língua inglesa. O principal objetivo é analisar as produções das narrativas de alunos de Inglês como língua estrangeira (nível A1). O referencial teórico está dividido em quatro secções referentes: elementos da narrativa, adaptados das propostas de Meyer and Miller (2019) e Gill (1985); interculturalidade como uma abordagem para o ensino de língua estrangeira; animes utilizados como materiais autênticos e os conceitos de mitos, lendas e folclore, também utilizados como recursos educacionais na abordagem deste trabalho. A metodologia utilizada seguiu um viés qualitativa de cunho exploratório e de observação participante, conduzida mediante uma sequência didática aplicada em sala de aula, ao qual utilizaram-se animes como materiais autênticos retratando o folclore japonês, narrativas folclóricas da região amazônica e os elementos da narrativa como objeto de estudo para o storytelling dos alunos, em formato textual e em língua inglesa. Finalmente, foi compreendido que o storytelling como abordagem de ensino foi positivamente eficaz, em conjunto com a utilização de animes e das narrativas folclóricas da Amazônia.
Palavras-chave: Storytelling, Interculturalidade, Narrativas Folclóricas, Abordagem de ensino.
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