A Pedagogia pós-método na prática

proposta de planos de aula para um ensino mais significativo de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97463

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal a proposta de uma unidade didática, composta por quatro planos de aula, voltados para o ensino da língua inglesa no Ensino Médio, alinhados às concepções do pós-método delineadas por Kumaravadivelu (1994, 2001, 2006). A unidade em questão é especialmente direcionada ao contexto de turmas em escolas regulares e visa destacar a importância dos três pilares fundamentais do pós-método: particularidade, praticidade e possibilidade (Kumaravadivelu, 2006). Os planos de aula, desenvolvidos como meio de inspirar professores, oferecem uma estrutura prática e reflexiva de como incorporar as macroestratégias propostas por meio de uma abordagem pós-metodológica. Cada plano foi estruturado como recurso prático para professores que buscam promover não apenas o conhecimento linguístico, mas também uma abordagem educacional centrada na singularidade dos alunos, na aplicabilidade dos conteúdos a serem estudados e nas oportunidades para um desenvolvimento mais amplo do aprendizado da língua inglesa.

Biografia do Autor

Alan Ank, Universidade Federal de São João del-rei

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (Estácio BH) e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduando do curso de Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, Universidade Federal de São João del Rei

Professora Adjunta de língua inglesa e linguística aplicada no Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É coordenadora do PIBID de Língua Inglesa da UFSJ. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado, do curso de Letras/Inglês, da UFSJ. É vice-líder do Grupo de pesquisas LEGEN- Letramentos, Gêneros e Ensino, cadastrado no CNPq. É doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de línguas estrangeiras. Fez pós-doutorado na University of Missouri/St. Louis. Foi professora substituta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ. Foi Coordenadora Institucional do Programa Idiomas sem fronteiras/ Inglês da UFSJ. Foi coordenadora pedagógica do Inglês sem Fronteiras na UFSJ e do Curso de línguas "Expressions", na referida instituição. Tem experiência na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação de professores, discurso e letramentos. É mestre em Letras pela UFSJ, na área de Discurso e Representação social. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-rei. Graduada em Letras/inglês pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Letras/Português pela Claretiano. Especialista em Mídias na Educação, pela UFJF e em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS.

Referências

BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. 2. ed. New York: Longman, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, dez. 2002, p. 191-208.

KELLY, L. G. 25 Centuries of Language Teaching. Rowley, Massachusetts: Newbury House Publishers, 1969.

KUMARAVADIVELU, B. The postmethod condition: (E)mergin strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly, v.28, n.1, p. 27-48, 1994.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly. 35. 10.2307/3588427, 2001.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2006.

MACEDO, P. H. H. de. Para além do método: a perspectiva do Pós-Método no ensino de língua inglesa em uma turma regular de 2º ano do Ensino Fundamental. Orientador: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim. 2020. 154 folhas. Dissertação (Mestrado) – Letras, Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

Downloads

Publicado

2025-05-29 — Atualizado em 2025-06-16

Como Citar

Ank Vasconcelos Batista, A. G., & de Carvalho Costa Leite, P. M. (2025). A Pedagogia pós-método na prática: proposta de planos de aula para um ensino mais significativo de língua inglesa. Revista X, 19(4), 1199–1223. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97463

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 4, 2024