A Pedagogia pós-método na prática
proposta de planos de aula para um ensino mais significativo de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97463Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal a proposta de uma unidade didática, composta por quatro planos de aula, voltados para o ensino da língua inglesa no Ensino Médio, alinhados às concepções do pós-método delineadas por Kumaravadivelu (1994, 2001, 2006). A unidade em questão é especialmente direcionada ao contexto de turmas em escolas regulares e visa destacar a importância dos três pilares fundamentais do pós-método: particularidade, praticidade e possibilidade (Kumaravadivelu, 2006). Os planos de aula, desenvolvidos como meio de inspirar professores, oferecem uma estrutura prática e reflexiva de como incorporar as macroestratégias propostas por meio de uma abordagem pós-metodológica. Cada plano foi estruturado como recurso prático para professores que buscam promover não apenas o conhecimento linguístico, mas também uma abordagem educacional centrada na singularidade dos alunos, na aplicabilidade dos conteúdos a serem estudados e nas oportunidades para um desenvolvimento mais amplo do aprendizado da língua inglesa.
Referências
BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. 2. ed. New York: Longman, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, dez. 2002, p. 191-208.
KELLY, L. G. 25 Centuries of Language Teaching. Rowley, Massachusetts: Newbury House Publishers, 1969.
KUMARAVADIVELU, B. The postmethod condition: (E)mergin strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly, v.28, n.1, p. 27-48, 1994.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly. 35. 10.2307/3588427, 2001.
KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2006.
MACEDO, P. H. H. de. Para além do método: a perspectiva do Pós-Método no ensino de língua inglesa em uma turma regular de 2º ano do Ensino Fundamental. Orientador: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim. 2020. 154 folhas. Dissertação (Mestrado) – Letras, Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

