A literatura no documento curricular do Pará
abordagens, implicações e possibilidades para o componente de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97425Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar como a Literatura é abordada no Documento Curricular do Pará, mais especificamente no componente curricular de Língua Inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, escolhemos como percurso metodológico a abordagem qualitativa e interpretativista do referido documento. A análise indica que a Literatura é abordada como material autêntico e propõe estratégias de ensino de Língua Inglesa, de modo que o professor possa assumir o papel de estrategista, inserindo o letramento literário nas aulas, o que pode tornar esse ensino uma figura de resistência. Ademais, percebe-se que a presença pouca da Literatura no âmbito da formação inicial e continuada docente, assim como a privação de acesso, pelos discentes, às obras nos livros didáticos e a configuração da carga horária das escolas (especialmente as públicas) podem dificultar ainda mais as possibilidades de letramento literário nas aulas de Língua Inglesa. Assim, a partir da sequência básica de letramento literário de Cosson (2011), propõe-se duas sugestões de atividades introduzindo escritores africanos ou afrodescendentes, com o objetivo de promover vias de letramento literário nas aulas de língua inglesa em escolas públicas para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Referências
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 1996.
CHOUHAN, Ashwin. Teaching English Through Literature: a critical study. In: International Journal of English, Language, Literature and Humanities. Vol. IV, Issue VIII, Aug., 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/33632204/Teaching_English_Language_through_Literature_A_Critical_Study>. Acesso em: 10 ago. 2023.
COLLIE, Joanne; SLATER, Stephen. Literature in the Language Classroom. Avon: Longman, 1992. Disponível em: <https://www.academia.edu/12529875/Literature_in_the_Language_Classroom_by_Joanne_Collie_and_Stephen_Slater>. Acesso em: 10 ago. 2023.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DAYRREL, Elphinstone; BATEMAN, George; NASSAU, Robert Hamill. Contos Folclóricos Africanos Vol 1. E-book. Edição Bilingue. Tradução de Gabriel Naldi. São Paulo: Sesc Mojo.org, 2020.
HIŞMANOĞLU, Murat. Teaching English Through Literature. Journal of Language and Linguistic Studies. Vol.1, No.1, April 2005. Acessado em: maio/ 23. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281379160_Teaching_English_through_literature>. Acesso em: 10 ago. 2023.
HUNTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
KUMARAVADIVELU, Bala. The post-method: (E)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly 28, p. 27-48, 1994.
LAZAR, Gilles. Literature and Language Teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
MOTA, Fernanda. Literatura e(m) ensino de língua estrangeira. Fólio: Revista de Letras. V. 2; N. 01. P. 101 – 111. Jan/jun 2010. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3628/3001>. Acesso em: 10 ago. 2023.
PARÁ. Documento Curricular do Estado do Pará Educação Infantil e Ensino Fundamental: Documento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará nos termos da resolução nº 769, de 20 de dezembro de 2018. 2. Ed. revisada e publicada pela secretaria do estado de educação do Pará em 2019.
SANFELICI, Aline Mello; SILVA, Fábio Luiz. Os adolescentes e a leitura literária por opção. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 57, p. 191-204, jul./set. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/ZTfdYYrLj4ZgZBrpgYV685p>. Acesso em: 15 jun. 2023.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São José do Rio Preto: Objetos Educacionais do Acervo Digital da Unesp, 2011. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143?locale=pt_BR>. Acesso em: 26 nov. 2023.
TED TALK. The danger of a single story. YouTube. Publicado em 07 out. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg&t=329s>. Acesso em: 15 jan. 2024.
UR, Penny. A Course in Language Teaching Practice and Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
WIDDOWSON, Henry G. Teaching Language as a Communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.
WILLIS, Jane. A Framework for Task-based Learning. Harlow: Longman Pearson Education, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

