A literatura no documento curricular do Pará
abordagens, implicações e possibilidades para o componente de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97425Resumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar como a Literatura é abordada no Documento Curricular do Pará, mais especificamente no componente curricular de Língua Inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, escolhemos como percurso metodológico a abordagem qualitativa e interpretativista do referido documento. A análise indica que a Literatura é abordada como material autêntico e propõe estratégias de ensino de Língua Inglesa, de modo que o professor possa assumir o papel de estrategista, inserindo o letramento literário nas aulas, o que pode tornar esse ensino uma figura de resistência. Ademais, percebe-se que a presença pouca da Literatura no âmbito da formação inicial e continuada docente, assim como a privação de acesso, pelos discentes, às obras nos livros didáticos e a configuração da carga horária das escolas (especialmente as públicas) podem dificultar ainda mais as possibilidades de letramento literário nas aulas de Língua Inglesa. Assim, a partir da sequência básica de letramento literário de Cosson (2011), propõe-se duas sugestões de atividades introduzindo escritores africanos ou afrodescendentes, com o objetivo de promover vias de letramento literário nas aulas de língua inglesa em escolas públicas para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Citas
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 1996.
CHOUHAN, Ashwin. Teaching English Through Literature: a critical study. In: International Journal of English, Language, Literature and Humanities. Vol. IV, Issue VIII, Aug., 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/33632204/Teaching_English_Language_through_Literature_A_Critical_Study>. Acesso em: 10 ago. 2023.
COLLIE, Joanne; SLATER, Stephen. Literature in the Language Classroom. Avon: Longman, 1992. Disponível em: <https://www.academia.edu/12529875/Literature_in_the_Language_Classroom_by_Joanne_Collie_and_Stephen_Slater>. Acesso em: 10 ago. 2023.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DAYRREL, Elphinstone; BATEMAN, George; NASSAU, Robert Hamill. Contos Folclóricos Africanos Vol 1. E-book. Edição Bilingue. Tradução de Gabriel Naldi. São Paulo: Sesc Mojo.org, 2020.
HIŞMANOĞLU, Murat. Teaching English Through Literature. Journal of Language and Linguistic Studies. Vol.1, No.1, April 2005. Acessado em: maio/ 23. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281379160_Teaching_English_through_literature>. Acesso em: 10 ago. 2023.
HUNTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
KUMARAVADIVELU, Bala. The post-method: (E)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly 28, p. 27-48, 1994.
LAZAR, Gilles. Literature and Language Teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
MOTA, Fernanda. Literatura e(m) ensino de língua estrangeira. Fólio: Revista de Letras. V. 2; N. 01. P. 101 – 111. Jan/jun 2010. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3628/3001>. Acesso em: 10 ago. 2023.
PARÁ. Documento Curricular do Estado do Pará Educação Infantil e Ensino Fundamental: Documento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará nos termos da resolução nº 769, de 20 de dezembro de 2018. 2. Ed. revisada e publicada pela secretaria do estado de educação do Pará em 2019.
SANFELICI, Aline Mello; SILVA, Fábio Luiz. Os adolescentes e a leitura literária por opção. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 57, p. 191-204, jul./set. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/ZTfdYYrLj4ZgZBrpgYV685p>. Acesso em: 15 jun. 2023.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São José do Rio Preto: Objetos Educacionais do Acervo Digital da Unesp, 2011. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143?locale=pt_BR>. Acesso em: 26 nov. 2023.
TED TALK. The danger of a single story. YouTube. Publicado em 07 out. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg&t=329s>. Acesso em: 15 jan. 2024.
UR, Penny. A Course in Language Teaching Practice and Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
WIDDOWSON, Henry G. Teaching Language as a Communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.
WILLIS, Jane. A Framework for Task-based Learning. Harlow: Longman Pearson Education, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

