EDUCAÇÃO FINANCEIRA: análise do conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes de ensino médio.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.78965Palavras-chave:
Educação financeira, Estudante do ensino médio, Finanças pessoais.Resumo
Visto os altos índices de endividamento, desconhecimento e atitudes inadequadas remetem a necessidade de ampliar as discussões sobre educação financeira. O presente estudo tem o objetivo de analisar o conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes do ensino médio quanto a sua educação financeira. Foram coletadas 616 respostas por meio de um questionário aplicado aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas situadas no interior dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Utilizou-se o Excel e software SPSS para o tratamento estatístico dos dados coletados. Na análise dos dados adotou-se a média para os resultados descritivos e no intuito de identificar diferenças entre os aspectos individuais, demográficos e de socialização sobre a educação financeira, foram aplicados os testes de Kruskal-Wallis e qui-quadrado. Os achados revelam que os estudantes: priorizam gastar mais com itens de menor relevância (presentes, computador, eletrônicos, livros e celular), costumam conversar com familiares assuntos relacionados a estudos e carreiras, mas tendem a achar menos importante os gastos com estudos. Os resultados também apontam que a variável ‘como decido o que fazer com meu dinheiro’ é significativa em relação ao gênero, período de estudo, estado civil e ganhos financeiros. Os achados sugerem que há ausência de uma formação curricular. Diante disso, é importante o parecer do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo MEC, que diz que as escolas devem estar adaptadas, já em 2020, para a implementação do ensino sobre finanças. De acordo com as determinações da Base Nacional Comum Curricular (2018).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







